Victor Dalton • 06/02/2019
06/02/2019Olá amigos e amigas! Muito me perguntam sobre as possibilidades de um concurso para o Senado Federal ainda em 2019.
Se você não me conhece, eu sou o Professor Victor Dalton, Analista Legislativo da Câmara dos Deputados e especialista em Carreiras Legislativas no Direção Concursos.
Pois bem: você provavelmente já sabe que o último concurso para o Senado Federal ocorreu em 2012, com publicação do edital no final do ano de 2011.
Desde então, o concurso já foi prorrogado, e sua validade venceu em 2016. Desde então, o Senado Federal não renova seus quadros, e há carência de servidores Técnicos, Analistas e Consultores.
De 2016 pra cá, a ansiedade por um novo concurso Senado só aumenta. E, no início de 2019, temos um fato novo, que é a eleição do Senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) para Presidente do Senado Federal.
Talvez você se pergunte: “Mas o que tem a ver a eleição do Presidente do Senado Federal com a realização do concurso do Senado Federal?” Meu amigo, minha amiga… TUDO!
Isto porque a realização do concurso do Senado, mesmo que em áreas administrativas da casa, depende da assinatura do Presidente do Senado para acontecer. E quando eu digo assinatura, estou falando da vontade política do Presidente da Casa.
“Mas Professor, o Davi Alcolumbre é a favor do concurso do Senado?” – CALMA. Eu preciso contextualizar você.
Na eleição do Senado (muito controversa, diga-se de passagem) nós tivemos dois grandes protagonistas: o Renan Calheiros, que recentemente havia presidido a casa por dois biênios, e o Davi Alcolumbre, representante de uma outra classe política.
O Senado tradicionalmente é comandado pelo PMDB. O último concurso foi promovido pelo então Senador José Sarney, em 2012, que passou o comando da casa para o Renan Calheiros.
Correm pelo Senado boatos de que o Renan Calheiros não é muito simpático aos servidores de carreira. Não tenho como comprovar tal informação, mas já ouvi essa conversa de vários servidores da casa vizinha. Ao que parece, a última convocação de servidores no Senado, os excedentes de 2016, foram chamados depois de muita pressão dos mesmos.
Desde então, não houve mais concurso.
No biênio 2017-2018, o Senador Eunicio Oliveira, do PMDB, não realizou concurso para o Senado. Porém, realizou ajustes na estrutura interna da Casa, e, administrativamente, o Senado está em condições de realizar novo concurso, CASO o Presidente assim deseje.
“Mas e aí, vai ter concurso ou não?” – Vou chegar lá.
O Senador Davi Alcolumbre, ao que parece, é um Senador muito bem relacionado na Casa, com políticos e SERVIDORES. E, para ter um novo concurso no Senado, é MUITO IMPORTANTE que o Presidente da Casa reconheça o papel do servidor de carreira.
Ainda não houve manifestação OFICIAL do novo Presidente do Senado em relação a concurso (e me comprometo a atualizar o artigo quando isto ocorrer), mas, diante do cenário que se apresentou, entre um Presidente “novo”, simpático aos servidores, mas de opinião desconhecida quanto a concursos, e um Presidente “antigo”, cuja simpatia ao servidor não é tão boa assim, é de se celebrar, para fins de concurso, o Senador que foi eleito, dentre as opções existentes.
Agora, devemos acompanhar com cautela os próximos capítulos. O Senado tem uma agilidade muito grande para realizar concursos. Em 2011, a escolha da banca e a publicação do edital ocorreram em um ÚNICO DIA! E quem ficou esperando aquele trâmite convencional para acelerar os estudos foi pego de calças curtas. As imagens, a seguir, foram retiradas do Diário Oficial da União de 23 de dezembro de 2011.
A verdade é que não podemos cravar a realização de um concurso já em 2019, mas posso compartilhar com você o que eu sei sobre a evolução da situação nos últimos anos, que é o que eu fiz neste artigo.
Caso você tenha o Senado no seu radar, não tenha dúvidas que iniciar os seus estudos é uma boa conduta, sob pena de ficar pra trás quando ele realmente acontecer.
E, se você quiser estudar para o Senado, conte com a Direção Concursos para reforçar a sua preparação! Temos um time de professores de ELITE, e que conhece por dentro o Poder Legislativo.
Será um prazer te ajudar em sua jornada.
Grande abraço,
Victor Dalton
P.S: não falei de cargos e salários porque temos estas informações na nossa notícia, a qual você pode conferir aqui.
Victor Dalton
Professor de Informática, Tecnologia da Informação e Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Foi Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG, Analista do Banco Central do Brasil e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Formado em Engenharia da Computação pelo IME. Possui certificações ITIL Foundation e Cobit Foundation.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Nathalia Masson • 28 de maio de 2019
Gabarito do ISS Guarulhos – Direito Constitucional.
Jornalismo Direção Concursos • 28 de maio de 2019
E aí pessoal, tudo bem? O Pronunciamento Técnico CPC 06 (R2), vigente a partir de 01/01/2019, sofreu mudanças significativas em relação ao Pronunciamento Técnico CPC 06 (R1), revogado em 31/12/2018. Em função disso tenho recebido muitas mensagens de alunos aflitos! Quais são as principais mudanças? Houve alterações radicais? O que eu considero para provas futuras? […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.