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Gabarito BRB Português – prova comentada e recursos

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José Maria16/08/2019

16/08/2019

Neste artigo vou disponibilizar o meu gabarito BRB de Português, bem como as provas comentadas e sugestões de recursos para o cargo de Escriturário.

Prova BRB [LÍNGUA PORTUGUESA] – Escriturário

01) Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.

Letra A – CERTA – O texto afirma literalmente que “Ao longo dos séculos, com o desenvolvimento da inteligência, passou a espécie humana a sentir mais necessidade de conforto…”. Isso posto, a necessidade do conforto se deveu ao desenvolvimento da inteligência.

Quando o item afirma que a necessidade de conforto se deveu ao aumento da capacidade de resolver conflitos e problemas, há uma extrapolação.

Enfim, por eliminação, chegamos a essa letra como resposta.

Letra B – ERRADA – O emprego das vírgulas transforma a oração originalmente adjetiva restritiva em adjetiva explicativa.Ocorrerá mudança de sentido, portanto!

Letra C – ERRADA – O “que” pronome relativo atua como fator de próclise. Seria errado, portanto, o emprego da ênclise.

Letra D – ERRADA – A vírgula após “séculos” antecede o adjunto adverbial de causa deslocado “com o desenvolvimento da inteligência”.

Letra E – ERRADA – Há a necessidade de emprego da forma singular “tenha levado”, para que haja concordância com o núcleo do sujeito “evolução”.

Gabarito:  A

02) Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.

Letra A – ERRADA – A palavra “miúdo” foi acentuada devido à regra do hiato.

Letra B – ERRADA – Em “tenha levado à substituição”, a crase é obrigatória, fruto da fusão da preposição “a” – requerida por “tenha levado” – com o artigo “a” – requerido por “substituição”.

Letra C – CERTA – É o que está expresso em “Esse sistema de troca direta, que durou por vários séculos, deu origem ao surgimento de vocábulos, como ‘salário’…; ‘pecúnia’…”. O sistema de troca direta integra os regimes de troca, daí a correção do item.

Letra D – ERRADA – A palavra “séculos” é incontestavelmente proparoxítona. Já “salário” e “história” são acentuadas segundo duas interpretações: uns consideram paroxítonas terminadas em ditongo; outros as consideram proparoxítonas (as chamadas proparoxítonas aparentes ou eventuais). A banca, pelo visto, não deu atenção a essa interpretação. Acredito, no entanto, que não haja margem para recurso, pois, para esse item ser considerado correto, a banca deveria ter redigido o item da seguinte forma: “… PODEM se justificar com base numa mesma regra de acentuação”.  

Letra E – ERRADA – Em “… nos conta que o homem primitivo” (= “… nos conta ISTO”), tem-se um “que” conjunção integrante.

Gabarito:  C

03) Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.

Letra A – ERRADA – Observe o trecho: “Foi a cunhagem a martelo, onde os signos monetários eram valorizados TAMBÉM pela nobreza dos metais empregados…”. Ora, o emprego da palavra de sentido inclusivo TAMBÉM dá a entender que a valorização se dava por por outros motivos, além da nobreza dos metais.

Letra B – ERRADA – Os parênteses não retificam (corrigem), e sim explicam.

Letra C – ERRADA – Com a alteração proposta, teríamos a seguinte redação: “Ao longo dos séculos, o desenvolvimento da inteligência, passou a espécie humana…”, teríamos problemas relacionados à coesão textual. Note que a vírgula após “inteligência” passa a impressão que está isolando sujeito e verbo.

Letra D – ERRADA – Nem todas. As aspas são empregadas para destacar vocábulos específicos, alvo de explicação posterior. É o que ocorre com as aspas em “salário” e “pecúnia”. Não se trata de palavras estrangeiras, e sim de palavras de origem estrangeira.

Letra E – CERTA – Exato! A forma “desejavam” concorda com o antecedente “características”, retomado pelo relativo “que”. Note a presença do “se” apassivador que converte o “que” em sujeito paciente.

Gabarito:  E

04) Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.

Letra A – ERRADA – Não faz sentido desfazer a contração “da”, até porque o termo “pancada de um objeto…” não funciona como sujeito.

Letra B – CERTA – De fato! Não há restrições na locução verbal “procurava defender” para emprego de próclise ou ênclise. Dessa forma, as construções “procurava se defender” e “procurava defender-se” estão corretas.

Letra C – ERRADA –  Em “passou a espécie humana”, o termo “a espécie humana” atua como sujeito de “passou”.

Letra D – ERRADA – Deveria ser substituído o “onde” por “quando”, haja vista que a ideia é de tempo, e não de lugar.

Letra E – ERRADA – Em “alimentando-se de frutos”, o emprego da preposição “de” dá a entender que os frutos são os alimentos. Já em “alimentando-se em frutos”, o emprego da preposição “em” dá a entender que os frutos são o lugar onde se está alimentando. Muda o sentido, portanto.

Gabarito:  B

05) Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.

Letra A – ERRADA – O advérbio “muito” atua como fator de próclise. Está errada, portanto, a reescrita que posiciona o pronome “se” após o verbo.

Letra B – ERRADA – A fusão ocorre entre a preposição “a” e o artigo definido feminino plural AS.

Letra C – ERRADA – A preposição “para”, presente em “para que o Brasil mantenha amplo…”, introduz uma ideia de finalidade.

Letra D – ERRADA – Foi a liquidação e a venda de bancos privados e estatais que saneou o sistema financeiro nacional. Do jeito que o item expressa, dá a entender que a privatização dos bancos foi a medida que tornou o sistema são, o que não é verdade. Foi, na verdade, uma das ações.

Letra E – CERTA – Chegamos a essa resposta por eliminação. Há de se ressaltar que o núcleo do sujeito é somente “sistema”. O artigo “O” atua como adjunto adnominal.

Gabarito:  E

06) Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.

Letra A – ERRADA – O termo “desaceleração específica” atua como objeto direto. Já “reconhecimento da solidez”, sujeito.

Letra B – ERRADA – A expressão “acerca” tem valor de assunto. No caso, a noção de tempo passado deve ser expressada por “há cerca”.

Letra C – ERRADA – Antes de “Comitê” e “nota”, temos artigos “O” e “a”. Já antes de “Brasil”, temos preposição “a” e artigo “o”, formando a combinação “ao”.

Letra D – CERTA – De fato! Trata-se da oração “evitando prejuízo aos depositantes”.

Letra E – ERRADA – Note que, na redação original, “investimentos” não está determinado por artigo. Isso dá a entender que se trata de investimentos quaisquer, não específicos. Na reescrita proposta, “investimentos” está determinado por artigo, dando a entender que se trata de investimentos específicos.

Gabarito:  D

07) Com relação à tipologia, assinale a alternativa correta.

Letra A – ERRADA – Não se trata de ponto de vista, e sim de fatos. São períodos expositivos, não argumentativos.

Letra B – ERRADA – Não há características injuntivas, ou seja, que visem a instruir ou orientar o leitor. Também não é objetivo do texto convencer os leitores da importância dos computadores para as seguradoras.

Letra C – ERRADA – Não se trata de um texto narrativo, pois carece o parágrafo de enredo, personagens, tempo e espaço específicos.

Letra D – CERTA – De fato! São apresentados dados e fatos que tem como objetivo informar o leitor.

Letra E – ERRADA – O objetivo do texto não é descrever o funcionamento dos computadores, mas sim explicitar sua evolução ao longo do tempo.

Gabarito:  D

08) Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.

Letra A – CERTA – Exatamente! A tendência citada é a de automação de alguns setores.

Letra B – ERRADA – A referência é feita aos anos 60.

Letra C – ERRADA – Faz-se referência não aos militares, mas aos civis.

Letra D – ERRADA – Faz-se referência não apenas aos “diversos processos econômicos”, mas sim aos “diversos processos econômicos E SOCIAIS”. Sutil!

Letra E – ERRADA – O emprego de “nossos” faz menção aos dias atuais.

Gabarito:  A

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José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

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