Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Gabarito ISS Campinas – Português – Cargo: AGENTE FISCAL TRIBUTÁRIO

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

José Maria10/09/2019

10/09/2019

01. De acordo com o texto, a experiência vivida com as redes sociais

(A) as pessoas as usem com cautela, uma vez que é de conhecimento geral o mal que elas podem causar.

(B) as contradições de personalidade humana se evidenciem, já que não existe forma de tratar as neuroses.

(C) as muitas linhagens da medicina encontrem nelas uma forma de amenizar os conflitos humanos familiares.

(D) as neuroses sejam tratadas cada vez mais de forma eficiente no meio digital, graças ao aspecto relacional.

(E) as neuroses nelas se instalem, manifestando o que ficava escondido no âmbito das relações em geral.

Resposta: Letra E

Letra A – ERRADA – Segundo o autor, as redes sociais se tornaram uma paixão, figura que não combina com a ideia de cautela. Além disso, afirma o texto que nos tornamos cegos. Isso não combina com a afirmação de que é de conhecimento geral o mal que as redes sociais provocam.

Letra B – ERRADA – Ao citar que “há muita neurose não tratada”, o autor dá a entender existem neuroses que são tratadas.

Letra C – ERRADA – Trata-se de uma extrapolação. O que se afirma no texto é que as várias linhagens da Medicina buscam, ao longo do tempo, maneiras de amenizar as neuroses.

Letra D – ERRADA – Segundo o autor, as redes sociais mais favorecem um “enlouquecimento coletivo” do que uma terapia em grupo.

Letra E – CERTA – É a reprodução com outras palavras do que está dito em “O que estava escondido, aquilo que ficava oculto nas microrrelações, no âmbito das casas e das famílias, digamos que a neurose particular de cada um, tornou-se público.”

02. No contexto em que estão empregados nas passagens “Toda paixão nos torna cegos…” (1o parágrafo), “A busca por apoio psicológico para amenizar neuroses…” (2o parágrafo), “… que envolve algum aspecto relacional.” (2o parágrafo) e “… que trouxesse alento e desenvolvimento emocional?” (3o parágrafo), os termos destacados significam, respectivamente:

(A) sem visão; mitigar; de aproximação; mudança.

(B) sem consciência; extinguir; de oposição; esperança.

(C) sem discernimento; abrandar; de interação; ânimo.

(D) sem clareza; potencializar; de ligação; conforto.

(E) sem controle; acirrar; de sobreposição; prostração.

Resposta: Letra C

O termo “cegos”, empregado no sentido figurado, está associado à ideia de “sem consciência” ou “sem discernimento”, o que nos deixa como opções as letras B e C.

Já o termo “amenizar” significa aliviar, abrandar, o que já nos assinala a letra C.

O adjetivo “relacional” pode ser associado à interação, relacionamento. Já “alento”, a consolo, ânimo, o que nos confirma a letra C como resposta.

03. Leia a charge

A partir da leitura do texto e da charge, é correto afirmar que

(A) as pessoas têm buscado apoio psicológico nas redes sociais.

(B) as relações pessoais e familiares se fortalecem nas redes sociais.

(C) as redes sociais têm promovido certo enlouquecimento coletivo.

(D) as redes sociais são lugares terapêuticos para acolher as neuroses.

(E) as pessoas vivem confusas e desagregadas sem as redes sociais.

Resposta: Letra C

Letra A – ERRADA – Note que, na charge, a pessoa não encontra apoio psicológico nas redes sociais. Ao contrário, sua loucura se potencializa com a utilização dessas mídias.

Letra B – ERRADA – Ao contrário, as relações pessoais e familiares ficam comprometidas.

Letra C – CERTA – É o que fica bem explícito na caracterização do personagem “prisioneiro” das redes sociais.

Letra D – ERRADA – As redes sociais não são caracterizadas como terapêuticas, de acordo com a charge. Na verdade, são tidas como palco para manifestação de neuroses.

Letra E – ERRADA – O correto seria dizer que as pessoas vivem confusas e desagregadas COM as redes sociais.

04. Assinale a alternativa em que o primeiro pronome destacado tem um referente posposto a ele, e o segundo expressa sentido genérico.

(A) Ela encontra nas redes sociais o seu lugar… (2o parágrafo) / … e serve para apontar algum sofrimento psíquico. (2o parágrafo)

(B) Toda paixão nos torna cegos… (1o parágrafo) / Nesse momento de nossa experiência com as redes sociais… (1o parágrafo)

(C) … e ela também procura seu lugar. (2o parágrafo) / … que fizesse bem a quem delas participa… (3o parágrafo)

(D) Ele é cada vez mais evidente. (1o parágrafo) / … aquilo que ficava oculto nas microrrelações… (2o parágrafo)

(E) … é também ele que pode nos curar. (2o parágrafo) / … relação com o que somos em relação a outros. (2o parágrafo)

Resposta: Letra A

Letra A – CERTA – O termo “Ela” faz menção a “neurose”, citada logo na sequência.

Ela [neurose] encontra nas redes sociais o seu lugar, pois toda neurose é um distúrbio que envolve algum aspecto relacional.

Já o pronome indefinido “algum” confere um tom de indefinição para sofrimento psíquico. Trata-se de um sofrimento qualquer, genérico.

Letra B – ERRADA – Os termos “nos” e “nossa” são elementos extratextuais, que fazem menção às pessoas do discurso.

Letra C – ERRADA – O pronome “ela” retoma (e não antecipa) o substantivo “neurose”.

Letra D – ERRADA – O pronome “Ele” retoma (e não antecipa) o termo “caráter social e psicopatológico”.

Letra E – ERRADA – O pronome “ele” retoma (e não antecipa) o termo “outro”.

05. Assinale a alternativa que atende à norma-padrão quanto à concordância.

(A) Convém que as pessoas estejam atenta aos aspectos antissociais e psicopatológicos das redes sociais, pois eles são cada vez mais evidente.

(B) Convêm que as pessoas estejam atenta aos aspectos antissociais e psicopatológico das redes sociais, pois eles são cada vez mais evidentes.

(C) Convêm que as pessoas estejam atentas aos aspectos antissocial e psicopatológico das redes sociais, pois eles são cada vez mais evidentes.

(D) Convém que as pessoas estejam atentas aos aspectos antissocial e psicopatológico das redes sociais, pois eles são cada vez mais evidente.

(E) Convém que as pessoas estejam atentas aos aspectos antissocial e psicopatológico das redes sociais, pois eles são cada vez mais evidentes.

Resposta: Letra E

Deve-se empregar a forma “Convém” – 3ª pessoa do singular. Essa forma do singular é necessária para que haja concordância com o sujeito oracional “que as pessoas estejam…”

Isso já elimina as opções B e C.

Restam as letras A, D e E.

Na letra A, ocorre um erro concordância no emprego do adjetivo “atenta”. Deveria ser empregada a forma plural “atentas”, para que houvesse concordância com o substantivo “pessoas”.

Sobram as letras D e E.

No entanto, a letra D apresenta um erro no emprego do adjetivo “evidente”. Deveria ter sido empregada a forma plural “evidentes”, para que houvesse a concordância com “aspectos antissocial e psicopatológico”.

Sobra, portanto, a letra E como resposta.

06. Por que um mecanismo que em tudo parece levar ___ conexão entre pessoas e, por conseguinte, melhorar a vida humana é, ao mesmo tempo, produtor de sofrimento, frustração e violência? Uma hipótese ____ ser considerada é que o ambiente digital, por natureza desumano, mais impede as relações do que ___ favorece. Cuidar da qualidade das relações na época em que tudo vale pela quantidade é um caminho de cura contra ___ oferta venenosa da coletividade ___ qualquer preço.

De acordo com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:

(A) à … a … às … a … a

(B) à … a … as … a … a

(C) à … à … as … à … à

(D) a … a … a … à … à

(E) a … à … às … à … a

Resposta: Letra B

A primeira lacuna deve ser preenchida com À, resultado da fusão da preposição A – requerida pela regência do verbo “levar” –, com o artigo A – solicitado pelo substantivo feminino “conexão”.

A segunda lacuna deve ser preenchida com a preposição A. Não há crase, pois não se emprega crase antes de verbo – no caso o verbo SER.

A terceira lacuna deve ser preenchida com o pronome oblíquo átono “AS”, que retoma “relações” e atua como objeto direto do verbo “favorecer”.

Na quarta lacuna, deve-se empregar o artigo feminino A, reclamado pelo substantivo “oferta”. Não há crase, pois não ocorre preposição A. Já se usou uma preposição no lugar – no caso, a preposição CONTRA.

Por fim, a última lacuna deve ser preenchida com a preposição A. Não ocorre crase, pois a expressão “a qualquer preço” é uma locução de base masculina.

gaabrito iss campinas
José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.