Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Gabarito TJ AM – Português – Analista Judiciário

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

José Maria14/10/2019

14/10/2019

E você sabia que foi lançado o edital do TJ PA? É a mesma banca e são diversos cargos. Veja mais aqui:

Olá, caros alunos!

Eis o gabarito extraoficial de Língua Portuguesa! Estejamos atentos à divulgação do gabarito oficial pela banca organizadora. Não se preocupem, pois, se for o caso, proporemos recursos cabíveis.

Na torcida pelo sucesso de vocês!

Professor José Maria

Instagram: @professorjosemaria

Vamos aos comentários:

01. Desde 1996, o criptógrafo Nick Szabo defende a ideia de que sistemas legais, sem alteração de sua essência, podem ser aperfeiçoados com recursos da tecnologia da informação.

Gabarito Extraoficial: ERRADO 

No primeiro parágrafo do texto, lê-se: “Em 1996, … o criptografo Nick Szabo predizia…”. 
Já no terceiro parágrafo, lê-se: “Szabo propôs os contratos inteligentes na década de 90…”.
Szabo, portanto, fez a proposta dos contratos inteligentes em 1996, não significando que ele a vem propondo desde então, o que torna o item ERRADO.

02. Os contratos inteligentes diferem dos contratos legais clássicos, entre outras razões, por não utilizarem linguagem imprecisa.

Gabarito Extraoficial: CERTO 

No segundo parágrafo, o autor caracteriza a linguagem empregada nos contratos legais com que trabalham os advogados como frequentemente imprecisa e ambígua. Tais problemas não são encontrados nos contratos inteligentes, segundo o texto.

03. A tecnologia abre possibilidades para que os contratos sejam cumpridos em função da ação rápida de advogados.

Gabarito Extraoficial: ERRADO 

Segundo o texto, os contratos inteligentes são fielmente cumpridos, por serem claros e objetivos, não dando margem a dúvidas e contestações. Além disso, o texto dá a entender que gastos com advogados serão minimizados com a adoção de tal instrumento.

04. As soluções de aperfeiçoamento de contratos legais baseadas em tecnologia da informação tornam mais dispendioso o acompanhamento do cumprimento das cláusulas contratuais.

Gabarito Extraoficial: ERRADO 

O texto dá a entender que os contratos inteligentes são cumpridos de forma automática, sem a necessidade de intervenção pelas partes ou assistência de advogados. Isso implica um menor dispêndio com o acompanhamento do cumprimentos das cláusulas contratuais.

05. O texto indica dois desafios para a implantação dos contratos inteligentes: a falta de desenvolvimento de pesquisa na área da economia compartilhada e o ambiente regulatório do setor.

Gabarito Extraoficial: ERRADO 

De fato a regulação do setor é um dos desafios. No entanto, o segundo desafio não seria a falta de pesquisa. O texto cita até um exemplo de empresa que pesquisa soluções de compartilhamento – a Slock.it.

O outro desafio citado pelo texto se refere à necessidade de desenvolver infraestrutura para tornar exequíveis os contratos inteligentes. Isso não significa que não haja pesquisas nesse sentido.

06. Infere-se do texto que Nick Szabo somente concretizou sua proposta de contratos inteligentes em 2014.

Gabarito Extraoficial: ERRADO 

O que foi concretizado em 2014 foi a ideia de Szabo, que permaneceu no papel até essa data.

O agente da concretização dessa ideia, segundo o texto, foi Vitalik Buterin, criador do Ethereum.

07. Conforme o último parágrafo do texto, ainda não há certeza de que carros, casas e outros ativos da economia compartilhada realmente vão interagir com a rede universal de compartilhamento desenvolvida pela Slock.it.

Gabarito Extraoficial: CERTO 

De fato! Lê-se no último parágrafo: “A empresa Slock.it desenvolve uma rede universal de compartilhamento (…), na qual, ESPERA-SE, vão interagir carros, casas e outros ativos da economia compartilhada“.

Como se pode ver, trata-se de uma expectativa, o que sugere incerteza.

08. O segmento “E tudo ocorre em uma rede descentralizada de computadores” e expressa conclusão no parágrafo em que aparece.

Gabarito Extraoficial: ERRADO 

O conector “E” é meramente aditivo. É possível substituí-lo por “Além disso”.

09. Infere-se das informações do terceiro parágrafo do texto que o segmento “Foi bloqueada” refere-se a “chave digital”.

Gabarito Extraoficial: ERRADO 

O sujeito de “Foi bloqueada” é “a porta (do automóvel)”. 

10.   Embora o texto seja predominantemente dissertativo, seu terceiro parágrafo é essencialmente narrativo.

Gabarito Extraoficial: CERTO 

De fato! Temos um texto com uma temática bem definida: os contratos inteligentes e sua aplicabilidade na justiça do futuro. O texto discorre sobre a natureza desse instrumento, suas possíveis aplicações, seus benefícios e desafios existentes.
No 3o parágrafo, o autor apresenta uma sucessão de fatos e personagens visando a detalhar a evolução dos contratos inteligentes. A presença de sequência temporal e de personagens torna esse parágrafo essencialmente narrativo.

11.   A correção gramatical do texto seria mantida se o vocábulo “porque” fosse substituída por por que.

Gabarito Extraoficial: ERRADO 

O conector “porque” possui natureza explicativa. Trata-se de uma conjunção. Não seria possível substituí-la pela forma “por que” – pronome interrogativo ou preposição “por” acompanhada de relativo “que”.

12.   A inserção do sinal indicativa de crase em “a interpretações” ocasionaria erro gramatical no texto.

Gabarito Extraoficial: CERTO 

Entende-se que a proposta de reescrita seria simplesmente acrescentar o sinal indicativo de crase no “a” existente, sem fazer quaisquer alterações adicionais. O resultado – “à interpretações” – não estaria de acordo com a norma culta, haja vista que não se emprega crase singular antes de plural.

13.   A substituição da forma verbal “estaria” por “estava” não modificaria os sentidos originais do texto.

Gabarito Extraoficial: ERRADO 

A forma verbal “estaria”, flexionada no futuro do pretérito do indicativo, transmite a ideia de evento posterior a um passado ou a ideia de futuro incerto.
Já a forma “estava”, flexionada no pretérito imperfeito do indicativo, dá a entender que se trata um evento do passado habitual, que ocorreu algumas vezes.


Muda-se, dessa forma, o sentido original!

14.   As vírgulas empregadas logo após as expressões “Uma manhã” e “Minutos depois” justificam-se pela mesma regra de pontuação. 

Gabarito Extraoficial: CERTO 

Os termos “Uma manhã” e “Minutos depois” expressam a ideia de tempo. Trata-se de adjuntos adverbiais deslocados da ordem direta e, devido a isso, isolados por vírgulas. Lembremo-nos de que, como se trata de adjuntos adverbiais de pequena extensão, tais vírgulas são facultativas.

concurso tj amconcurso tj am 2019concurso tjamgabarito tj am nível superiorgabarito tj am portuguêsgabarito tjam
José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.