Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

O golpe tá aí. Cai quem quer?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Danuzio Neto23/04/2021

23/04/2021

Nos últimos 75 anos da nossa História, apenas 4 presidentes que foram eleitos pelo povo começaram e terminaram todos os mandatos para os quais foram eleitos.

Vejamos!

A nossa linha do tempo começa com a Quarta República, a República populista, e justamente com um presidente que, eleito pelo povo, começou e terminou o mandato para o atual foi eleito: Eurico Gaspar Dutra, que tomou posse em 1946.

Depois, em 1951, o próximo presidente eleito foi Getúlio Vargas, que, durante o mandato, suicidou-se com um tiro no peito.

O mandato de Getúlio Vargas seria finalizado por Café Filho. Seria, pois o vice acaba sendo afastado por problemas de saúde.

Assume Carlos Luz, que encerraria o mandato de Getúlio Vargas. Encerraria, pois ele também foi afastado. Luz, que era o presidente da Câmara dos Deputados, se sustentou por apenas três dias no cargo, pois tentou impedir a posse de JK. Entra Nereu Ramos. Presidente por 81 dias.

JK começa e termina o mandato para o atual foi eleito, sendo assim o segundo presidente da nossa lista. Ou seja, só faltam mais dois presidentes que vão se enquadrar no critério de terem sido eleitos pelo povo e que tenham começado e terminado todos os mandatos para os quais foram eleitos.

Depois de JK temos Jânio Quadros, que renuncia pensando que o Congresso não aceitaria a sua renúncia. Mas o Congresso aceitou. Ranieri Mazzilli assume provisoriamente, enquanto Jango não assume. Jango assume treze dias depois e pouco tempo depois é afastado. Ranieri volta para exercer o cargo por mais treze dias.

Começa agora a lista dos presidentes militares. Como não foram eleitos pelo povo, não se enquadram no critério que estamos buscando. Então Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e João Figueiredo não entram em nossa lista.

Em 1985, Tancredo Neves é eleito, mas de forma indireta. Assim, nem ele nem seu vice, Sarney entram na lista.

Fernando Collor, o primeiro presidente eleito diretamente pelo povo após a ditadura, sofre impeachment.

Depois temos FHC e Lula, os últimos dois presidentes que começam e terminam todos os mandatos para os quais foram eleitos.

Dilma, sucessora de Lula, sofre impeachment em seu segundo mandato.

Agora temos Jair Bolsonaro, o recordista de pedidos de impeachment desde o começo da nossa república, em 1889. Será ele o quinto presidente dessa nossa lista?

Gosta de História e Geopolítica, então quero convidá-lo para se inscrever no canal que fiz no YouTube, que você pode conhecer clicando aqui. O canal é novo, então a sua inscrição fará muita diferença para que ele continue de pé.

Disponibilizo também material gratuito e de qualidade no Telegram, onde já participam mais de cinco mil alunos. Para participar também, basta clicar aqui.

democracia brasileirahistoriahistória brasileirahistória concurso públicopresidentes brasileiros
Danuzio Neto

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.