Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Proposta de Recurso – IBGE – Português

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

José Maria10/12/2019

10/12/2019

Prezados Alunos,

Eis minhas propostas de recurso que contestam o gabarito oficial divulgado pela banca FGV. Leiam com atenção a fundamentação e evitem simplesmente copiar e colar os textos aqui apresentados. Utilizem minha argumentação como modelo tão somente e escrevam seus recursos com suas próprias palavras, tudo bem?

Fico na torcida pelo sucesso de vocês.

Contem sempre

Professor José Maria

Instagram: @professorjosemaria

06) O texto acima traz uma manchete na primeira linha e um pequeno desenvolvimento no parágrafo seguinte.

A afirmação inadequada sobre esse texto é:

Gabarito Oficial: Letra E (o último período do texto mostra uma visão pessimista para o crescimento global específico da economia brasileira.)

Proposta de Recurso:

Na manchete do texto em questão, não está escrito “previsões”, e sim “projeções”. Trata-se muito provavelmente de um erro de digitação da banca.

Julgo ser pertinente a anulação da questão, pois muitos candidatos marcariam como incorreta a letra B, justamente por não haver a palavra “previsões” presente na manchete. E de fato não há.

Dessa forma, a clareza da questão fica comprometida.

15) Nesse segmento do texto 3 há uma série de palavras que se referem a palavras anteriores; a referência indicada abaixo que é inadequada é:

Gabarito Oficial: Letra B – aqui / nesta aldeia;

Proposta de Recurso:

Contesto o gabarito oficial, com base na seguinte linha argumentativa: como se sabe, o pronome “esta”, entre outras funções, faz menção a algo próximo do emissor. A expressão “desta aldeia” expressa, assim, o local onde se encontra o emissor.

Combina com esse pronome o advérbio “aqui”, que se refere à aldeia em que se encontra o emissor.

Dessa forma, estaria correta a correspondência de “aqui” com “nesta aldeia”. Caso o emissor estivesse em outro lugar no momento da fala, que não a aldeia , empregaria não o advérbio “aqui”, mas sim o advérbio “lá” ou “ali”. Também não seria empregada a forma “nesta”, e sim “nessa”.

Quanto à a letra C, a expressão “maneira de vinho de raízes” dá a entender que se trata de um tipo (uma maneira) de vinho feito com raízes. Esse tipo de vinho (maneira de vinho) é que embebeda os gentios. Dessa forma, o relativo “que” retoma não especificamente “vinho de raízes”, mas sim “maneira de vinho de raízes”, cuja palavra núcleo é “maneira”.

Propomos, dessa forma, a alteração do gabarito oficial de B para C que/vinho de raízes.

 Concursos PúblicosConcurso IBGEIBGEconcurso IBGErecurso concurso ibgerecurso ibge
José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.