Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso Banco do Brasil: 5 questões de Conhecimentos Bancários!

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Beto Fernandes27/05/2020

27/05/2020

Olá, olá! Aqui é o professor Beto Fernandes e deixa eu te fazer uma pergunta: está se preparando para o concurso Banco do Brasil? Quer treinar seus conhecimentos?

Olha, então confira estas cinco questões de conhecimentos bancários que escolhi que devem cair na sua prova do concurso Banco do Brasil. E se quiser ficar ligado em mais questões e conteúdo para concursos, me siga no instagram @profbetofernandes.

Então, vamos lá responder algumas questões que devem cair no próximo concurso Banco do Brasil:

Questão 1

Q892271 Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: Banestes Prova: FGV – 2018 – Banestes – Técnico em Segurança do Trabalho

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) possui órgãos normativos, supervisores e executores, com papéis bem definidos.

A supervisão do mercado de capitais é responsabilidade:

A) do Conselho Monetário Nacional (CMN);

B) do Banco Central do Brasil;

C) da Bolsa de Valores;

D) do Ministério da Fazenda;

E) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Comentário

O Sistema Financeiro nacional possui 4 órgãos supervisores cada um com funções específicas:

Banco Central: Entre outras atribuições supervisiona as Instituições financeiras;

Superintendência de Seguros Privados – Susep: Supervisiona os seguros de risco (seguro de vida, por exemplo) e de acumulação (sociedades e títulos de capitalização).

Superintendência de Previdência Complementar Fechada – PREVIC: Supervisiona as previdências complementares fechadas ou fundos de pensão.

Comissão de Valores Mobiliários: Supervisiona o mercado de capitais, também denominado de mercado de valores mobiliários ou mercado de bolsa de valores.

Por essa razão a alternativa correta é a letra E.

Gabarito: Letra E

cursos para este concursos
Confira os cursos do Direção para este concurso

Questão 2

Q892272 Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: Banestes Prova: FGV – 2018 – Banestes – Técnico em Segurança do Trabalho

É competência do Comitê de Política Monetária – Copom a fixação:

A) da taxa do CDI;

B) da taxa Selic diária;

C) da meta para a taxa Selic;

D) da Taxa de Juros de Longo Prazo;

E) do superávit primário.

Comentário

A taxa Selic diária refere-se à taxa de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia.

Já a meta da taxa Selic é definida nas reuniões do Copom e tem por objetivo direcionar e influenciar as demais taxas de juros por um intervalo de tempo que gira em torno de 45 dias (intervalo entre as reuniões do Copom).

Logo, a partir da definição da meta a taxa Selic diária deverá convergir para atingir o patamar fixado pelo Copom. Exemplo: Se eventualmente um título público federal estiver sendo negociado a uma taxa de 5% ao ano e em seguida o COPOM (por meio de sua reunião) decide reduzir a taxa Selic meta para 4% ao ano, a tendência é que nos próximos contratos de títulos públicos haja uma redução da taxa de juros que será oferecida para quem comprar o título. Dessa forma todas as outras operações seguirão a mesma tendência iniciada com a definição da Meta da Taxa básica de juros da Economia.

O COPOM é um Comitê de Política Monetária formado pelo Presidente e Diretores do Banco Central. O seu grande objetivo é controlar a inflação. Para isso o COPOM define a meta para a taxa de juros básica da economia, a Taxa SELIC. Em outras palavras, o COPOM atua para fixar uma meta para a taxa SELIC para que ela possa repercutir (influenciar) as demais taxas de juros.

Se a Meta da Taxa SELIC cai, a tendência é que as demais taxas de juros também caiam. Mas se a Meta da SELIC aumenta a tendência é que as outras taxas também aumentem.

Gabarito: letra C

Questão 3

Q892269 Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: Banestes Prova: FGV – 2018 – Banestes – Técnico em Segurança do Trabalho

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é dividido em segmentos especializados e um dos ramos de maior importância é o Mercado de Crédito, responsável por:

A) fornecer recursos para o consumo das pessoas em geral e para o funcionamento das empresas;

B) fornecer à economia papel-moeda e moeda escritural, aquela depositada em conta-corrente;

C) permitir às empresas em geral captar recursos de terceiros e, portanto, compartilhar os ganhos e os riscos;

D) facilitar a compra e a venda de moeda estrangeira;

E) permitir operações em mercados futuros.

Comentário

A questão se refere ao mercado de crédito. O seu objetivo é fornecer capital de curto e médio prazo para os agentes econômicos (pessoas físicas e jurídicas).

O mercado financeiro pode ser subdividido em 4 submercados:

Mercado de Cambio: Compra e/ou venda de moedas nacional e estrangeiras;

Mercado de Capitais: Compra e vende de valores mobiliários, em especial: ações, debêntures, derivativos dentre outros. O seu objetivo é financiar projetos de médio a longo prazo sem a interveniência de instituição financeira. A empresa emissora dos títulos capta recursos diretamente dos investidores.

Mercado de Crédito: Objetiva fornecer empréstimos e financiamentos para pessoas físicas e jurídicas, em especial no curto e médio prazos. Esse mercado acontece preponderantemente por meio da intermediação de instituições financeiras.

Mercado Monetário. O Banco Central atua nele para garantir a liquidez da economia e controlar a inflação. Para isso o BC lança mão de alguns instrumentos como a compra e venda de títulos públicos, fixação da meta da taxa Selic.

Gabarito: Letra A

Questão 4

Q405210 Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: BNB Prova: FGV – 2014 – BNB – Analista Bancário

O Banco Central do Brasil (BC ou BACEN) foi criado pela lei nº 4595, de 31/12/1964, para atuar como órgão executivo central do sistema financeiro, tendo como funções cumprir e fazer cumprir as disposições que regulam o funcionamento do sistema e as normas expedidas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). Entre as atribuições do Banco Central estão:

A) emitir papel-moeda, exercer o controle do crédito e exercer a fiscalização das instituições financeiras, punindo-as quando necessário;

B) determinar as taxas de recolhimento compulsório, autorizar as emissões de papel-moeda e estabelecer metas de inflação;

C) regulamentar as operações de redesconto de liquidez, coordenar as políticas monetárias creditícia e cambial e estabelecer metas de inflação;

D) regular o valor interno da moeda, regular o valor externo da moeda e zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;

E) determinar as taxas de recolhimento compulsório, regular o valor interno e externo da moeda e autorizar as emissões de papel-moeda.

Comentário

O principal “peguinha” desse tipo de questões é tentar fazer o candidato confundir as atribuições CMN e do BACEN.

O Banco Central é a principal executor das diretrizes definidas pelo Conselho Monetário Nacional.

Vamos analisar as outras alternativas:

Alternativa B: O Bacen até determina as taxas de recolhimento compulsório, no entanto autorizar a emissão de papel-moeda e estabelecer metas de inflação são atribuições do CMN.

Alternativa C: Todas essas atribuições são do CMN previstas no art. 3° e 4° da Lei 4595/1964.

Alternativa D: Novamente a alternativa apresenta atribuições do CMN previstas no art. 3° da Lei 4595/1964

Alternativa E: Novamente misturando as competências do Banco Central e do Conselho Monetário nacional. A competência para determinar o chamado recolhimento compulsório (parcela dos depósitos à vista – depositados em conta corrente – que deve ser recolhido obrigatoriamente pelos bancos ao Banco Central) não é mais do CMN, mas sim do Banco Central.

MUITO CUIDADO: Apesar do assunto ser Conhecimentos bancários tenho que esclarecer para você uma questão jurídica relevantíssima para sua prova.  

O artigo 4° da Lei 4595/1964 estabelecia em seu inciso XIV que cabia ao CMN determinar o percentual do chamado recolhimento compulsório. Veja:

Lei 4595/1964

Art. 4º Compete ao Conselho Monetário Nacional, segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da República:      

XIV – Determinar recolhimento de até 60% (sessenta por cento) do total dos depósitos e/ou outros títulos contábeis das instituições financeiras, seja na forma de subscrição de letras ou obrigações do Tesouro Nacional ou compra de títulos da Dívida Pública Federal, seja através de recolhimento em espécie, em ambos os casos entregues ao Banco Central do Brasil, na forma e condições que o Conselho Monetário Nacional determinar, podendo este:                  (Redação dada pelo Del nº 1.959, de 14/09/82)

No entanto, no ano de 1989, por meio da Lei 7730, foi realizada uma alteração na legislação bancária em que a competência para determinar a taxa de recolhimento compulsório foi transferida do CMN para o Banco Central. Confira:

Lei 4595/1964

Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil:

III – determinar o recolhimento de até cem por cento do total dos depósitos à vista e de até sessenta por cento de outros títulos contábeis das instituições financeiras, seja na forma de subscrição de Letras ou Obrigações do Tesouro Nacional ou compra de títulos da Dívida Pública Federal, seja através de recolhimento em espécie, em ambos os casos entregues ao Banco Central do Brasil, a forma e condições por ele determinadas, podendo: (…)(Incluído pela Lei nº 7.730, de 31.1.1989)

Por essa razão o disposto no inciso XIV, do art. 4° da Lei 4595/1964 que dizia que a competência era do CMN está revogado tacitamente.

Mas Beto, não faz mais sentido entender que os dois dispositivos estão vigendo ao mesmo tempo? Em outras palavras, será que a competência não seria do CMN e do BACEN? Respondo convictamente que NÃO. E quem nos responde isso é a Lei de Introdução ao direito Brasileiro, Decreto-Lei n° 4657/1942 que em seu art. 2°, §1°, estabelece que quando uma lei posterior trata  sobre a mesma matéria tratada em lei anterior, essa lei antiga será revogada. Confira:

Art. 2o (…)

§ 1o  A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior.

Sendo assim, quando a Lei 7730/89 atribuiu a Competência de determinar a taxa de recolhimento compulsório para o Banco Central, restou revogada tacitamente (quando a revogação não é expressa) à competência do CMN com previsão original datada de 1964, alterada em 1982.

Portanto não erre questões como essa, se a banca te perguntar de quem é a competência para determinar, bem como efetivamente receber o percentual do recolhimento ou depósito compulsório, diga que é do Banco Central do Brasil.

Gabarito: Letra A

Confira pacotes específicos para o concurso Banco do Brasil:

Questão 5

Q891411 Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: Banestes Prova: FGV – 2018 – Banestes – Técnico Bancário

Acerca dos riscos ligados às chamadas criptomoedas ou moedas virtuais, o Banco Central do Brasil, em comunicado de novembro de 2017, alertou para questões relacionadas à conversibilidade e ao lastro de tais ativos, destacando que não é responsável por regular, autorizar ou supervisionar o seu uso.

Assim, é correto afirmar que seu valor:

A) decorre da garantia de conversão em moedas soberanas;

B) decorre da emissão e garantia por conta de autoridades monetárias;

C) decorre de um lastro em ativos reais;

D) é associado ao tamanho da base monetária;

E) decorre exclusivamente da confiança conferida pelos indivíduos ao seu emissor.

Comentário

As criptomoedas não tem regulação pelo Estado e a sua validade está na confiabilidade conferida pelo sistema digital. Atualmente uma das mais conhecidas criptomoedas é o Bitcoin.

O tema Bitcoin não constou do último edital, no entanto com o advento da tecnologia com certeza é um tema certo para sua prova.

Gabarito: Letra E

E aí, aluno? Acertou, errou? Eu tenho uma boa notícia para os dois casos. Para dar uma boa revisada neste conteúdo, confere aqui essa aula que eu fiz direcionada para o concurso Banco do Brasil para você não errar mais nenhuma questão:

concurso banco do brasil 2
Materiais do Direção + questões do QConcursos!

Mais informações sobre o concurso Banco do Brasil aqui

concurso banco do brasil 1

Provas e questões resolvidascomo estudar concurso banco do brasilcomo estudar concurso bbconcurso banco do brasilconcurso banco do brasil 2020concurso bbconhecimentos bancários questõesquestões comentadas de conhecimentos bancáriosquestões de conhecimentos bancários
Beto Fernandes

Beto Fernandes

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.