Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concursos Públicos: as 7 informações mais IMPORTANTES no PLOA

Concursos Públicos: as 7 informações mais IMPORTANTES no PLOA

O Poder Executivo enviou ao Congresso Nacional o PLOA 2021 (Projeto de Lei Orçamentária Anual) com a previsão de prover 53.111 vagas em diversos órgãos e entidades através de concursos públicos.

Das vagas, a maior parte é destinada ao próprio Executivo (48.272), sendo as restantes separadas da seguinte forma:

  • Poder Judiciário: 3.556 vagas
  • Poder Legislativo: 110 vagas
  • Tribunal de Contas da União (TCU): 30 vagas
  • Defensoria Pública da União (DPU): 1.016 vagas
  • Ministério Público da União (MPU): 127 vagas

Importa dizer que, das 53.111 vagas, 50.946 são para provimento e 2.165 são para criação. Das vagas criadas, 1.154 são para o Poder Judiciário (747  para TRTs) e 1.011 são para a Defensoria Pública da União.

Quais são as principais informações do PLOA enviado enviado ao Congresso Nacional?

Muitas foram as informações relevantes trazidas no PLOA 2021, como a confirmação das 40 vagas destinadas ao concurso Senado, a disposição de vagas para a Justiça do Trabalho (concurso TRT), as 30 vagas destinadas ao concurso TCU , além da previsão de vagas para o MPU e Câmara dos Deputados. Veja a seguir:

Concurso Senado

As notícias da última semana de agosto não foram das mais positivas àqueles candidatos que aguardam, ansiosos, por uma novo concurso Senado. A comissão responsável foi destituída e os procedimentos que levariam a uma nova seleção foi suspensa.

Mas o PLOA reacendeu o alerta! Continuam previstas as 40 vagas no orçamento e o concurso Senado pode ser publicado em 2021. Lembra-se que são 24 vagas destinadas ao cargo de Policial legislativo (nível médio) e 16 vagas nos cargos de analista (diversos) e advogado.

Concursos TRT

Uma das áreas mais bem contempladas no PLOA foi a Justiça do Trabalho. Segundo o documento, estão previstas 747 vagas para serem providas através de seleções públicas (concurso TRT).

Não custa lembrar que 11 dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho estão com prazo de validade vencido, o que pode ser um indício de quais órgãos poderão ter edital publicado no próximo ano.

Concurso Câmara dos Deputados

Apesar de um novo concurso Câmara dos Deputados não estar em pauta, visto que o presidente da casa, Rodrigo Maia, já deu diversas declarações que uma nova seleção só viria após a Reforma Administrativa, o PLOA disponibilizou 70 vagas no órgão.

Assim, candidatos que pretendem ingressar na carreira legislativa pela porta da Câmara já podem pensar em um estudo a médio/longo prazo, pois as vagas previstas deverão ser ocupadas através de concursos públicos.

PLOA: concursos públicos

Concurso EBSERH

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (concurso EBSERH) é outro que vem dando sinais de novo edital em breve e foi contemplado no PLOA.

O projeto não trouxe o quantitativo de vagas a serem providas, mas informou que o órgão espera arrecadar mais de R$ 1,4 milhões com inscrições de concurso e processo seletivo.

Sabe-se que já há estudos sendo realizados em busca do provimento de mais 1,2 mil vagas em nova unidade da EBSERH no Amapá.

Concurso MPU

Outro certame que já está em pauta no país é o para provimento de vagas no Ministério Público da União (concurso MPU). O órgão está em fase de estudos e já tem, no segundo semestre de 2021, expectativa na abertura do edital.

O PLOA 2021 reservou 97 vagas para provimento no órgão, bem como 15 vagas no Ministério Público Militar. A indicação de vagas é um claro indício de novas provas próximo ano.

Concurso TCU

O concurso TCU (Tribunal de Contas da União) já está autorizado e com banca definida (informação extraoficial), para o provimento de 20 vagas no cargo de auditor de controle externo.

O PLOA 2021 vai além: deixou reservadas, ao órgão, 30 vagas e previsão de receita com inscrições de concursos públicos e processos seletivos. Agora, resta ao órgão a publicação do edital.

Concurso PCDF

O concurso PCDF não teve ainda suas provas aplicadas, mas já recebe boas notícias aos candidatos. Conforme o PLOA, 300 vagas serão providas já em 2021. A seleção terá quatro anos de validade (dois prorrogáveis por mais dois).

Lembra-se que os editais abertos dos dois certames (para os cargos de escrivão e agente) separam 2.100 vagas, sendo elas 300 para escrivães e 1.200 para agentes.

Evento explica TUDO que se precisa saber sobre o PLOA 2021

No vídeo abaixo, a equipe de professores e especialistas do Direção Concursos destrinchou o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) e apresentou detalhes que você precisa saber. Confira:

Festival de novidades

No dia 2 de setembro, a partir das 19h, o Direção Concursos em parceria com o QConcursos vai realizar um verdadeiro festival de novidades.

Até o dia da live, uma novidade será revelada diariamente e uma GRANDE surpresa estará guardada para o dia da transmissão ao vivo. Veja abaixo quais são as novidades reveladas até o momento:

concursos públicos

Por isso, não perca! Clique na imagem abaixo, inscreva-se e acompanhe o que o Direção Concursos e o QConcursos preparou para você:

concursos públicos

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

ASSINATURA ILIMITADA DIREÇÃO CONCURSOS
notícias PLOA 2021
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.