Logo Direção Concursos
Pesquisa

Aposentadorias decolam no serviço público federal

Aposentadorias decolam no serviço público federal

As medidas do governo federal em relação ao serviço público está proporcionando uma verdadeira “corrida” por aposentadorias entre os servidores.

Já em 2019, a reforma da Previdência acelerou o fim da carreira de diversos servidores do serviço público federal. Em todo o ano passado, quase 38 mil passaram se aposentaram. O número em 2018 foi de 18,8 mil, para efeitos de comparação.

Apenas em janeiro de 2020, 1.551 servidores públicos deixaram os quadros de pessoal de onde trabalhavam e passaram à inatividade. Os dados são do portal Metrópoles.

O número não é recorde, visto que 2019 apresentou um volume maior, mas é o segundo nas estatísticas dos últimos 20 anos. Em 2020, todas as aposentadorias foram voluntárias.

Aposentadorias em janeiro:

  • 2019: 2.499
  • 2020: 1.551
  • 2018: 1.141
  • 2014: 1.109
  • 2015: 1.036
  • 2017: 953

Sindicatos comentam

Em entrevista ao veículo, o presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), Rudinei Marques, afirmou que os movimentos do governo de Jair Bolsonaro amedrontou a classe dos servidores.

“As ameaças aos servidores públicos se tornaram tão grosseiras e constantes que, quem pode, está saindo. A reforma da Previdência acelerou aposentadorias. E a possibilidade de redução salarial (em caso de aprovação da administrativa) intensificou esse processo”, analisa.

Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, acredita que os direitos dos servidores estão sendo perdidos. “Muitos que poderiam continuar prestando os seus conhecimentos na administração pública, mesmo tendo todas as condições reais para se aposentar, têm saído na busca de ao menos salvar o que é de direito na atualidade, que é no mínimo a garantia de uma aposentadoria digna”, diz.

Receba novidades sobre servidores, aposentadorias e tudo sobre concursos no seu celular!
Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.