Lorena Rodrigues • 28/12/2022
A prova do concurso INSS foi aplicada no dia 27 de novembro de 2022 e com isso, muitos candidatos estão na fase de comemoração da aprovação no certame. É o caso do estudante Flávio Laerty, que aos 21 anos foi aprovado em terceiro lugar no município de João Pessoa!
Flávio conta que começou a estudar para concurso ainda no Ensino Médio e chegou a se preparar cerca de oito horas por dia e até mesmo reprovar em algumas matérias da faculdade. Ele estuda com o Direção desde o final de 2020.
O aprovado conta que realizou outras provas em que não obteve sucesso, como a prova da Polícia Federal, mas ressalta que as reprovações foram essenciais para construir a sua trajetória como concurseiro.
Confira as respostas do aprovado:
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Eu estava na metade do 3° ano e queria saber o que era concurso pois eu não me encontrava na esfera privada. Comecei a estudar por influência da minha namorada e em 2019 eu comecei os estudos por videoaulas gratuitas, mas dessa forma você tem os conteúdos muito dispersos e então não me adaptei.
Meu primeiro processo seletivo e a primeira reprovação foi no IBGE, foi lá que coloquei meu pé no chão e vi que estava estudando errado. Eu estudava para concurso, mas no meio do caminho veio a Polícia Federal, que eu me identificava mais, então comecei a estudar muito mais, de 8 a 9 horas por dia. Fiz a prova mas fui reprovado, como eu ainda estava com o conteúdo fresco, fiz a prova da Prefeitura de João Pessoa e fui aprovado, depois fiz PC PA e em seguida a do INSS, onde consegui êxito.
Eu penso nos planos a longo prazo. Eu adquiri o material do Direção e pretendo continuar estudando. Meu sonho é ser Auditor Fiscal e já iniciei os estudos desde quando saiu o edital de Analista. Acho que estudo nunca é demais. Concurso é uma caminhada.
Eu estava estudando para o TRT PA, quando vi algumas lives do professor Arthur Lima em que ele fala que você precisa separar as horas de estudo até a data da prova, e é assim que eu organizo o meu ciclo de estudos. Como eu vi que Direito previdenciário iria cair muito, eu estudava todos os dias e focava na resolução de questões.
Uma coisa que eu percebi e que mudou durante os meus estudos foi fazer questão, porque assim você exercita o seu cérebro. Eu acho que esse foi o meu diferencial na prova do INSS, eu fui preparado como se tivesse estudado para Auditor.
Eu acho que o pessoal da muita bola para o Enem, só que quando você passa, você precisa pagar sua estadia, você pode tira a nota máxima na prova, mas se você não tiver uma família para suprir as suas necessidades, você não consegue terminar o curso. Eu preferi fazer concurso, acho o estudo mais objetivo que o de vestibular.
Não comece estudando por muitas horas, porque o cérebro é igual um músculo, ele precisa ir se adaptando. Comece aos poucos, com meia hora por dia. Também é importante focar em uma área de estudo para concurso. Um conselho que eu dou para o dia da prova é ir com muita calma e não entrar cedo na sala, para não criar muita ansiedade.
Confira a entrevista completa na íntegra:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.