Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Sefaz AM: “Faria tudo de novo”, diz aprovado em 1º lugar

Concurso Sefaz AM: “Faria tudo de novo”, diz aprovado em 1º lugar

A rotina de todo concurseiro exige muita dedicação no caminho até a aprovação. Nesta matéria, você vai conhecer a história de Nathan Ortiz, que prestou o concurso Sefaz AM e foi aprovado em primeiro lugar para o cargo de auditor de finanças e controle do tesouro estadual. 

Formado em administração pela PUCRS, sua vida nos concursos se iniciou cedo. Tomou posse de sua primeira aprovação aos 24 anos, na Companhia Riograndense de Saneamento, em um cargo de nível médio.

Depois de se formar na faculdade, começou a buscar por um cargo com melhor remuneração, então direcionou seus estudos para concursos com cargos de auditor. Foi assim que sua vida de concurseiro recomeçou, quase sete anos após sua primeira aprovação.

Ele ainda está esperando o resultado da discursiva do concurso TCU e também deve alcançar mais essa aprovação no mundo dos concursos!

Confira abaixo algumas respostas do aprovado no concurso Sefaz AM!

Como foi o início dos seus estudos?

Eu tinha um colega de trabalho que passou para auditor na Sefaz RS, trabalhamos vários anos juntos e aprendi muito com ele. Tive um bom referencial para começar, ele me deu muitas dicas. Desde o momento que eu decidi estudar para auditor, eu já tinha um bom conhecimento do que seria necessário para conquistar os meus objetivos, então foi mais uma questão de execução. 

Como era sua rotina?

Eu estudava por meio de ciclos, cerca de uma hora para cada matéria. Em relação a carga horária, eu estava de licença não remunerada do trabalho, então estava focado só nos estudos. Minha rotina era de 8 a 10 horas diárias de estudo, em horas líquidas. Estudava todos os dias e tirava um dia do mês para descanso, tinha uma carga horária entre 60 a 70 horas semanais por um ano e meio. Depois que tomei posse no Tribunal de Contas do Rio de Janeiro minha carga horária diminuiu bastante, mas como eu tinha outros concursos em mente, eu acordava mais cedo para estudar antes do trabalho e também quando eu chegava em casa, em média de 30 a 35 horas semanais.

Quais concursos você prestou desde que voltou a estudar?

Minha primeira prova foi a do TCE RJ, fui aprovado no cadastro reserva, mas eu estava estudando nesse momento para a prova do TCDF e não passei. Tive uma reprovação justamente no primeiro concurso que eu fiz, que naquela época era o que eu mais queria. Na hora da prova eu fiquei desconcentrado, coloquei muito peso naquele concurso e não consegui desempenhar todo o meu conhecimento.

Depois comecei a estudar para a Sefaz CE, que é onde eu trabalho atualmente. Depois voltei meu foco para o TCU, nesse meio tempo eu fiz a objetiva e fiz também a prova do CGU, para o cargo de finanças e controle. Então eu fiz o concurso da Sefaz AM, sem estudar especificamente para ele e tive essa surpresa boa de ser aprovado em primeiro lugar. Eu estudei tanto para outros concursos que exigiam matérias similares, que ao realizar uma prova pra qual eu não estava estudando especificamente, consegui ir tão bem.

Por que você decidiu fazer a prova do concurso Sefaz AM?

A minha esposa também é concurseira e eu fui acompanhá-la na prova da Sefaz AM. Eu decidi não tomar posse lá, estou bem satisfeito na Sefaz CE e minha única possibilidade de sair seria realmente a aprovação do TCU. Agora eu atingi meus objetivos e parei de estudar.

Por que você optou pelos materiais do Direção Concursos? 

Recebi uma indicação do material do Direção, especialmente o material do TCU, e nunca me arrependi. Foi bem completo, eu comprei a assinatura anual e me ajudou na preparação para todos os concursos que realizei.

Se você pudesse voltar, mudaria algo na sua preparação?

Eu faria tudo novamente por dois motivos. O primeiro é que eu realmente gostava de estudar, por mais que fosse algo cansativo eu gostava do que estava fazendo. O segundo é o principal, atingir meus objetivos e conquistar o cargo de auditor, faria tudo de novo porque vale mais a pena do que eu imaginava. O que eu faria de diferente é não colocar tanto peso em uma prova, achar que um único concurso vai definir minha vida. Foi o que eu fiz no TCDF e isso me atrapalhou na hora da prova. Se você mantiver o esforço e se dedicar, de uma forma ou de outra, mesmo que não seja o plano original, vai dar certo.

Quais qualidades você ressalta no material do Direção?

O Direção tem um pacote que vai te ajudar em todos os aspectos: pdf, videoaulas, questões e simulados. Os professores são muito bons, a qualidade do material mostram uma preocupação com o aluno, com os resumos direcionados no final da aula demonstram que o Direção faz o máximo pelo aluno. Dá para ser aprovado em qualquer concurso com o material do Direção sem grandes dificuldades.

Quer conferir o bate-papo completo com o aprovado? Veja o vídeo abaixo:

Sua chance de estudar para a Caixa CHEGOU!

Estude para a Caixa com uma condição ACESSÍVEL!

Parabéns se você está lendo esse texto, vai ter acesso a nossa preparação completa da Caixa pelo melhor preço do momento.

Essa é a sua oportunidade de estudar com os melhores professores e especialistas do mercado!

Você que quer estar entre os aprovados da Caixa e conquistar sua estabilidade financeira. Clique na imagem abaixo e comece a sua preparação.

Maria Paula Meira

Maria Paula Meira

Estagiária do time de jornalismo do Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.