Logo Direção Concursos
Pesquisa

Bolsonaro é favorável ao relaxamento no teto de gastos públicos

Bolsonaro é favorável ao relaxamento no teto de gastos públicos

Em conversa com jornalistas, ao sair do Palácio da Alvorada nesta quarta-feira (4/9), o presidente Jair Bolsonaro mostrou-se favorável a uma flexibilização no teto dos gastos públicos. A medida pode favorecer o reaparecimento de alguns concursos.

“Temos um Orçamento, tem as despesas obrigatórias, estão subindo. Acho que daqui a dois ou três anos vai zerar as despesas discricionárias. É isso? Isso é uma questão de matemática, nem preciso responder para você, isso é matemática”, disse

A medida do teto de gastos públicos foi aprovado no fim de 2016, ainda na gestão de Michel Temer, como forma de delimitar o crescimento das despesas à inflação.

Porém, com a dificuldade atual das contas públicas, militares e Casa Civil apertam o governo para que ocorra uma flexibilização da regra. A chance não é vista com bons olhos por Paulo Guedes, ministro da Economia e Rodrigo Maia, presidente da Câmara.

Do ponto de vista político, o grupo da situação acredita que precisa haver espaço para grandes obras e programas, para que o governo de Bolsonaro “deixe sua marca”.

O teto de gastos impediria tal vontade, mesmo que o governo consiga ampliar a arrecadação e reduzir o rombo das contas públicas nos próximos anos, o teto de gastos apertado e o avanço das despesas obrigatórias (como o pagamento de salários e aposentadorias).

Teto de gastos e os concursos públicos em TRTs

Caso ocorra uma flexibilização no teto de gastos públicos, cresce a chance da realização de concursos públicos no cenário nacional.

Por exemplo, o cenário dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), com dificuldade de lançar novos certames, poderia mudar.

A cada ano que passa, com o acréscimo de despesas obrigatórias, os TRTs sentem mais dificuldade para a realização de novas seleções para funcionários públicos.

Confia todos os nossos cursos para concursos TRTs

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.