Logo Direção Concursos
Pesquisa

Como aumentar a produtividade em tempos de quarentena

Como aumentar a produtividade em tempos de quarentena

Com o surgimento e a disseminação da nova Covid-19 (coronavírus), muitos candidatos a uma vaga no serviço público devem estar se perguntando o que vai ser de suas vidas daqui para frente. Uma das medidas tomadas pelos estados, no combate da doença, é a determinação da quarentena.

O governador de São Paulo, por exemplo, tornou público decreto que estabelece a quarentena no contexto da pandemia da Covid-19. Veja:

decreto João Dória

Mas o que seria a quarentena neste contexto? Bem, a medida consiste na restrição de atividades de maneira a evitar a possível contaminação ou propagação do vírus supracitado.

Como fazer bom uso da quarentena?

É sabido que o mundo passa por um momento bastante delicado da sua história e as feridas que isso vai causar irão demorar para cicatrizar. Mas o tempo das lamentações já passou.

Se você faz parte do grupo de pessoas que ficarão em quarentena e teve seu concurso suspenso ou cancelado, como fará para aumentar (e muito) sua produtividade?

Alguns pontos que devem ser observados na quarentena:

  • Análise atual do tempo disponível;
  • Nível de conhecimento.

Análise atual do tempo disponível

Não basta saber que, agora, integralmente você estará recluso. Há de se observar o tempo que tem disponível para o estudo estando em casa.

Muitos, na quarentena, estarão em regime de teletrabalho, ou seja, não terão exatamente o tempo de trabalho revertido aos estudos.

No mínimo, alguns minutos (ou até mesmo horas) você terá a mais, com toda certeza.

Isso, pois, o tempo de deslocamento até o trabalho não mais existirá e, esse tempo, deve ser reinvestido nos seus estudos.

Nível de conhecimento

Faz muita diferença saber, na quarentena, em que nível se encontra: iniciante, intermediário ou avançado.

A fase a qual se encontra servirá para avaliar como o aluno deverá aproveitar o seu tempo a mais de estudo.

  • Nível iniciante

Sendo um aluno em início de jornada, a melhor forma de aproveitar o tempo a mais da quarentena é avançando no conteúdo.

Imagine que você tivesse 3h por dia, mas, ao fazer sua nova análise temporal, esse tempo dobre. Aquilo que levaria alguns meses para ser estudado pode cair pela metade, não é verdade?

  • Nível intermediário

Agora, a sua trajetória já tem certo tempo e muito do deu edital já foi concluso. O que fazer?

Nesses casos, o conselho é um pouco diferente. Cabe, aqui, utilizar o tempo regular para continuar avançando nos conteúdos e empregar o tempo remanescente advindos da quarentena para revisar o conteúdo já estudado.

Consolidar assuntos é um etapa imprescindível, porém, pouco utilizada por aqueles que têm pouco tempo de dedicação aos estudos.

  • Nível avançado

Estando em nível avançado, a quarentena é quase o oásis. Esse tempo pode (e deve) ser utilizado para rever todo o conteúdo já estudado de uma forma diferente.

Se você estudou por videoaulas, por exemplo, pode aproveitar o tempo para rever os pontos assinalados em seu material.

Caso tenha estudado através dos PDFs, utilize o tempo a mais para voltas na marcações feitas no material.

Mas, prioritariamente, o conselho que o Direção faz é que este aluno parta para a resolução de centenas, milhares de questões e, com elas, absorver de vez tudo que foi estudado.

Concursos após a quarentena

E equipe de jornalismo do Direção Concursos preparou uma notícia com os concursos previstos para o ano de 2020, além daqueles que poderiam aparecer no meio do caminho.

Com o surgimento do Coronavírus, o cenário mudou. O que não mudou é o fato de estes e outros concursos voltarem à tona com a normalidade da situação.

A publicação, republicação e volta da suspensão dos concursos virão como uma enxurrada e os alunos devem estar preparados para o momento. A seguir, listamos uma série desses concursos.

Clique no link abaixo e confira:

Editais que saíram após 20 de março

Até agora, o pico de empresas, órgãos e entidades públicas que optaram por deixar seus funcionários e servidores em casa durante a quarentena aconteceu em 20 de março (sexta-feira).

Porém, nessa mesma data, muitos editais foram publicados e você pode conferir os respectivos editais neste link.

Concurso PM PR 2020

O maior edital publicado em 20 de março foi, sem dúvidas, o do concurso PM PR, com 2.000 vagas para provimento imediato.

Confira a análise completa da seleção, feita pelo professor Victor Dalton?

notícias direção concursos
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.