Logo Direção Concursos
Pesquisa

Dá para conciliar TJ PA e TRE PA?

Dá para conciliar TJ PA e TRE PA?

Muitos concurseiros paraenses, ou àqueles que viram no Pará ótimas oportunidades para carreira em tribunais estão de olho em dois concursos que prometem editais muito em breve.

São eles: o Tribunal de Justiça do Pará (concurso TJ PA), que está com edital MUITO PRÓXIMO, e o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (concurso TRE PA), o qual vem se movimentando e pode ter edital publicado até o final do ano ou começo de 2020.

E a pergunta que se faz é: daria para conciliar o estudo para os dois concursos? Antes de respondermos a essa pergunta, vamos ver a situação de cada um.

Concurso TJ PA

Concurso TRE PA

Olhando os resumos acima, verificamos que há bastante similaridade na situação entre os órgãos, até mesmo nos cargos que serão ofertados pelos dois concursos.

Porém, é claro que o edital do concurso TJ PA está bem mais próximo de ser publicado antes.

No dia 9 de outubro (2019), o site da Cebraspe chegou a colocar no ar a página do concurso, que posteriormente foi retirada.

Veja a tabela comparativa entre as últimas seleções para os órgãos:

Cargos de nível médio

AUXILIAR TJ PA TÉCNICO TRE PA
PORTUGUÊS PORTUGUÊS
ADMINISTRATIVO ADMINISTRATIVO
CONSTITUCIONAL CONSTITUCIONAL
CIVIL ELEITORAL
PENAL ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
REGIMENTO INTERNO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
GESTÃO DE PESSOAS
RECURSOS MATERIAIS
INFORMÁTICA
REGIMENTO INTERNO
LEI 8.112/90

É fácil percebermos que, para cargos de nível médio, temos apenas três (3) disciplinas afins, ou seja, comuns aos dois concursos, o que torna o estudo conciliado mais complicado de se conciliar.

Por outro lado, a depender do conteúdo exigido em cada disciplina, o candidato que vier se preparando para o concurso do Tribunal de Justiça do Pará terá cerca de 27% das disciplinas do TRE PA estudadas, o que já é quase 1/3 do caminho percorrido.

Cargos de nível superior – área administrativa

ANALISTA ADMINISTRATIVO TJ PA ANALISTA ADMINISTRATIVO TRE PA
PORTUGUÊS PORTUGUÊS
ADMINISTRAÇÃO GERAL INFORMÁTICA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA LEI 8.112/90
ROTINAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS E RH CONSTITUCIONAL
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO ESTADO ADMINISTRATIVO
GESTÃO DE PROJETOS ELEITORAL
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL GESTÃO DE PESSOAS
REGIMENTO INTERNO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
RECURSOS MATERIAIS
REGIMENTO INTERNO

No caso da disputa para cargos de nível superior, especificamente da área administrativa, a dissonância é grande.

Veja que, no TRE PA, são cobradas diversas disciplinas jurídicas. Se considerarmos Administração Financeira e Orçamentária e Regimento Interno como disciplinas jurídicas, estamos falando de 63% de todo o conteúdo exigido.

Para Analista do TJ PA, grande parte da cobrança se refere a conteúdos ligados a noções administração (inclusive contabilidade).

Ou seja, ao conciliar os dois concursos, o candidato não considera um foco específico, o que pode ser bastante prejudicial no rendimento dos estudos e da prova.

Cargos de nível superior – área judiciária

ANALISTA JUDICIÁRIO TJ PA ANALISTA JUDICIÁRIO TRE PA
PORTUGUÊS PORTUGUÊS
CONSTITUCIONAL CONSTITUCIONAL
ADMINISTRATIVO ADMINISTRATIVO
CIVIL CIVIL
PROCESSO CIVIL PROCESSO CIVIL
PENAL PENAL
PROCESSO PENAL PROCESSO PENAL
REGIMENTO INTERNO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ECA ELEITORAL
INFORMÁTICA
LEI 8.112/90
REGIMENTO INTERNO

Já ao tratarmos dos cargos de nível superior com especialidade em Direito (o que inclui o cargo de Oficial Avaliador) tanto do concurso TJ PA, quanto do concurso TRE PA, vemos muita similaridade entre si.

Perceba que, em comum, temos sete (7) disciplinas, restando apenas duas (2) disciplinas a mais na prova para o concurso TJ PA, e cinco (5) no concurso TRE PA.

Desse modo, aquele que já está estudando bem para o concurso do TRE PA, pode “deixar um pouco de lado” as disciplinas do seu cargo, para focar mais naquelas que serão objetos de cobrança no concurso TJ PA.

As matérias comuns aos cargos representam cerca de 57% do conteúdo de Analista do TRE PA, e 77% do conteúdo de Analista do TJ PA.

Assim, fica mais tranquilo bater os editais e fazer as duas provas com muita chance de conquistar uma das vagas em ambos os órgãos.

Alguns cuidados devem ser tomados

A intenção desta matéria não é destrinchar analiticamente o conteúdo que será cobrado em cada disciplina. Aqui, colocamos tão somente a comparação da disciplina como um todo.

O aluno comprometido deve, em primeiro lugar, verticalizar os dois últimos editais (TJ PA e TRE PA) para verificar a afinidade entre os conteúdos exigidos para cada matéria.

Fica claro que, em alguns casos, serão exigidos algum tipo de conteúdo, numa determinada disciplina de um concurso, que não será cobrado em outro concurso.

Ciclo básico

Para aqueles que se interessaram pelos dois concursos, uma opção é montar seu ciclo básico com aquelas disciplinas que são comuns aos dois cargos almejados.

Dessa forma, com a abertura de um dos dois editais primeiro, o candidato poderá acrescer somente as disciplinas faltantes para concluir todo o conteúdo programático.

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.