Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Agepen DF: “Mesmo chamando o cadastro de reserva, ainda não está perto do ideal”, afirma deputado distrital

Concurso Agepen DF: “Mesmo chamando o cadastro de reserva, ainda não está perto do ideal”, afirma deputado distrital

Um novo concurso público para Agente Penitenciário no Distrito Federal (concurso Agepen DF) é aguardado para ser divulgado até novembro e com a previsão de 1.179 vagas para o cargo.

Para responder parte dos questionamentos dos concurseiros, o Direção Concursos convidou o deputado distrital Reginaldo Sardinha, que além de uma trajetória ligada diretamente aos agentes penitenciários, trouxe diversos detalhes sobre a atual situação do certame.

Confira um trecho da entrevista que pode ser conferida na íntegra no final da matéria:

Direção Concursos (DC): Os excedentes do último concurso Agepen DF têm chance ainda de serem chamados?

Deputado: Existem alguns processos na Justiça em relação aos excedentes. Eu entendo que não há óbice jurídico mais para continuidade do concurso. O concurso dos excedentes não atrapalha em momento algum o concurso que está prestes a ter novo edital, que terá novas vagas e novas lotações. Eu digo pelo contrário, que só soma. Nós tivemos uma reunião com o secretário de economia há um mês e meio e tivemos dele o compromisso que, por parte do planejamento, há o interesse integral e cem por cento de abarcar e chamar todos os excedentes do último concurso. O problema é que temos uma recomendação do Ministério Público. Então, foi para o Judiciário e cabe ao tribunal decidir se chama ou não o GDF novamente para que faça um novo posicionamento.

Direção Concursos (DC): A previsão do edital do concurso Agepen DF permanece para novembro?

Deputado: Segundo o secretário de economia, ele acredita que em novembro ele possa publicar o edital. Nós saímos muito felizes da reunião que tivemos, há um mês e meio, quando ele se comprometeu a lançar o edital até novembro.

Direção Concursos (DC): Algum ponto interessante sobre a carreira?

Deputado: A remuneração aqui será pelo fundo constitucional, após a regulamentação da Polícia Penal. Nós estamos aguardando o governador encaminhar a nível federal para que o Congresso possa fazer efetivamente a regulamentação. O governador se comprometeu a enviar há dois meses a regulamentação da Polícia Penal e nós estamos aguardando o governador enviar. Nós vamos, então, receber pelo fundo, por subsídio. A polícia penal do Distrito Federal será igual a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Eu acredito que vocês [os concurseiros] terão muita felicidade com uma carreira nova, uma polícia nova, uma secretaria nova, que está sendo montada e gerido por vocês mesmo, policiais penais.

Direção Concursos (DC): Há chances de chamarem mais que as vagas autorizadas no próximo edital?

Deputado: Nós estamos trabalhando já para construir mais uma penitenciária. As duas penitenciárias construídas agora não estão na sua capacidade total de acolhimento dos presos por falta de mão de obra. Mesmo chamando o cadastro de reserva e mesmo chamando os excedentes, ainda não está perto do ideal.

Direção Concursos (DC): Acha possível chamaram todos aprovados no concurso Agepen DF, inclusive cadastro de reserva, de uma vez?

Deputado: É possível. A gestão política a gente faz para que o governador possa chamar todo mundo de uma vez. Mas são as questões orçamentárias e nós não sabemos como será o comportamento das receitas do GDF no próximo ano. Nós temos a certeza destas 400 vagas, este orçamento está previsto, mas entre orçamento e financeiro existe uma grande diferença. Nós vamos trabalhar por fases, não vamos criar expectativas. Tenha a certeza de os 400 serão chamados, porque é um compromisso do governador e do secretário de Economia. E faremos um trabalho político muito forte para que possam chamar não só o cadastro de reserva, mas, se assim o poder Executivo entender, os excedentes.

Confira a entrevista na íntegra no vídeo abaixo:

curso concurso agepen df

Resumo concurso Agepen DF

  • situação: em escolha de banca
  • banca: a definir
  • cargos: agente de execuções penais
  • vagas: 1.179
  • escolaridade: nível superior em qualquer área
  • salários: R$ 4.745,00 e benefícios
  • Último edital aqui
  • Cursos completos aqui!

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concursos publicos
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.