Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Bacen: como a autonomia pode afetar o próximo edital?

Concurso Bacen: como a autonomia pode afetar o próximo edital?

No dia 10 de fevereiro, o projeto de lei que permite mais autonomia do Banco Central foi autorizado na Câmara dos Deputados. Tópico mencionado desde 2019, a autonomia Bacen pode afetar a realização de um novo edital?

Basicamente, após o projeto, o Banco Central irá subir à condição de órgão setorial, como se fosse um próprio ministério.

Garantindo mais autonomia, o Banco Central teria mais liberdade para destinar orçamento para realizar um novo concurso público.

Atualmente, quem organiza o orçamento do Bacen é o Ministério da Economia, órgão setorial que abrange o banco.

No entanto, mesmo mais autonomia, o Bacen não poderá realizar um novo concurso público sem receber autorização do Executivo Federal.

Mesmo não subordinado ao Ministério da Economia, ainda pertencerá ao quadro do Executivo Federal, necessitando da análise dos pedidos de reposição do quadro de pessoal.

O projeto de lei não afeta o quadro de pessoal, somente atua como uma espécie de blindagem para interferências políticas, permitindo mais autonomia administrativa, técnica, operacional e financeira.

Entre outros pontos, projeto permite mandatos fixos para o presidente do Bacen sem coincidir com do presidente da República.

Clique aqui e leia o projeto de lei completo

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre essa carreira? O Direção Concursos preparou um grupo no telegram com as principais notícias voltadas para a área bancária e administrativa. Clique aqui e participe!

Autonomia Bacen: situação atual do órgão

Um novo concurso Bacen é aguardado há muitos anos. Conforme informações colhidas do Portal da Transparência da instituição, existem mais de 2.800 cargos vagos no Banco Central.

Somente para o cargo de analista são 2.344 vagas disponíveis. Para o cargo de procurador, as vagas são em um total de 136 e o restante, ou seja, 401 cargos vagos, é destinado ao cargo de técnico.

As chances de um novo concurso Bacen ainda são bem remotas, visto que não há nenhuma movimentação na instituição nesse sentido, apesar de ter havido pedido de nova seleção junto ao Ministério da Economia em 2018.

Em última informação apurada pelo Direção Concursos, órgão avaliava enviar um novo pedido, uma vez que o anterior foi negado. A requisição anterior requeria 260 vagas.

No entanto, não se teve nenhuma movimentação sobre um próximo concurso Bacen desde então.

concurso bacen

Resumo concurso Bacen

  • situação: solicitado;
  • cargos: Analista, Técnico e Procurador;
  • vagas: 260 (previstas)
  • remuneração: até R$ 17,7 mil
  • escolaridade: nível médio e superior
  • último editalacesse aqui

Tem dúvida de como começar o estudo para concursos? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica rápida para você:

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concurso sefaz ce
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.