Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Bacen: servidores entregam cargos em protesto por reajuste

Concurso Bacen: servidores entregam cargos em protesto por reajuste

Após movimento parecido na Receita Federal, os servidores do Banco Central (concurso Bacen) entregaram os cargos de chefia e de confiança após falta de reajuste para a categoria.

O movimento de entrega dos cargos começou no início do ano, no dia 3 de janeiro. Ao todo, o Banco Central possui cerca de 500 cargos comissionados.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), até o momento, cerca de 50% dos servidores públicos aderiram à forma de protesto.

Outro movimento de protesto e repúdio à falta de reajuste é a adesão à paralisação dos servidores federais, marcada para o dia 18 de janeiro, organizado pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacarte).

Os funcionários do Bacen reclamam uma correção de 26,3% nos salários, que sofreu um último aumento em 2019. O percentual, segundo categoria, resulta do cálculo da inflação de lá para cá.

Recentemente, além da Receita Federal e do Banco Central, os auditores fiscais do trabalho também ameaçaram tomar medida similar e, na última quinta-feira (6/1), 160 cargos já tinha sido entregues.

cursos para este concursos

Resumo concurso Bacen

  • situação: solicitado;
  • cargos: Analista, Técnico e Procurador;
  • vagas: 245 (previstas)
  • remuneração: até R$ 17,7 mil
  • escolaridade: nível médio e superior
  • último edital: acesse aqui

Autonomia do Bacen autorizada

A Lei Complementar nº 179, que rege o assunto, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 25 de fevereiro de 2021. Conforme o documento, o Bacen, antes vinculado ao Ministério da Economia, passa a ser:

“Autarquia de natureza especial, caracterizada pela ausência de vinculação a Ministério, de tutela ou de subordinação hierárquica, pela autonomia técnica, operacional, administrativa e financeira”.

A medida busca conferir autonomia formal ao BC para que execute suas atividades essenciais ao país sem sofrer pressões político-partidárias. 

Importante ressaltar que, mesmo com mais autonomia, o Bacen não poderá realizar um novo concurso público sem receber autorização do Executivo Federal.

Mesmo não subordinado ao Ministério da Economia, ainda pertencerá ao quadro do Executivo Federal, necessitando da análise dos pedidos de reposição do quadro de pessoal.

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.