Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso BRB: comissão de aprovados pede convocações

Concurso BRB: comissão de aprovados pede convocações

Nas redes sociais, os aprovados do último concurso BRB se uniram e pedem ao banco que mais candidatos sejam convocados. A comissão de aprovados aponta o fato de que o banco realizou poucas convocações e que a validade do certame está prevista para expirar em novembro deste ano. Nesta notícia, você entenderá a demanda dos aprovados e qual a situação de outros concursos bancários.

Poucas convocações e mais 600 aprovados

Desde que o concurso BRB foi homologado, o banco somente realizou duas convocações. A primeira foi realizada em janeiro deste ano, quando foram chamados 20 aprovados na lista de Pessoas com Deficiência.

Em seguida, em fevereiro, mais 50 Escriturários foram convocados. Destes, 20 eram do Cadastro de Reserva da lista das Pessoas com Deficiência e 30 eram da lista de Ampla Concorrência. O acompanhamento das convocações pode ser feito por meio do site oficial do BRB, neste link.

No entanto, o governo do Distrito Federal decretou uma série de medidas de emergência para o combate à pandemia e, com isso, as contratações foram suspensas. Como resultado, os atuais Escriturários estão passando por treinamento virtual e mais de 665 aprovados aguardam a nomeação.

E, para agravar a situação, o prazo de validade do concurso, segundo edital, é ate novembro deste ano. Veja a postagem completa da comissão de aprovados:

View this post on Instagram

A situação atual das convocações: Na última sexta-feira, 22/05, completamos seis meses desde a homologação do concurso para novos Escriturários do BRB. Até o momento, foram publicadas duas convocações: 1ª convocação (31/jan/2020): 20 aprovados da lista de Pessoas Com Deficiência. (Esgotando as 20 vagas para PCDs previstas em edital) 2ª convocação (19/fev/2020): 50 novos escriturários convocados, divididos em: –> 20 aprovados no Cadastro Reserva de PCDs, finalizando todas as pessoas com deficiência aprovadas no concurso. –> 30 aprovados da lista de Ampla Concorrência, restando ainda 50 aprovados dentro das vagas previstas em edital, além do Cadastro Reserva. Após um período de suspensão do processo de contratação, devido à situação de emergência decretada no DF contra a Covid-19, as duas turmas convocadas estão recebendo treinamento de forma virtual. Dessa forma, temos até agora apenas 70 escriturários convocados pelo BRB, o que é evidentemente bem abaixo da demanda atual. O concurso tem validade prevista até Novembro de 2020, sem nenhum anúncio da diretoria acerca da prorrogação. E agora BRB? Como fica a recomposição do quadro de funcionários do Banco? Como fica o planejamento para a expansão regional? Como fica a qualidade dos serviços prestados à população do Distrito Federal? Somos 665 aprovados, prontos para contribuir imediatamente, prontos para somar! 👊💙 . . #brasilia #bancodebrasília #ContrataBRB #df #bsb #SuperaDF #concursopublico #concursosdf #ConvocaBRB #bsbcity #brasiliadf #taguatinga #aguasclarasdf #ceilandia #sobradinhodf #guaradf #brasilia60anos #brasiliainfoco #brbrendaemergencial #brbpratocheio

A post shared by Aprovados – BRB 2019 (@aprovados_brb19) on

Além do concurso BRB, qual a situação dos outros concursos bancários?

Há outros concursos bancários esperados para 2020 e com chances de acontecer nos próximos anos. Em especial, o concurso Banco do Brasil, cujo próprio presidente já confirmou que realizará uma nova seleção.

A respeito do concurso Banco do Brasil, o edital era esperado para ser lançado ainda no primeiro semestre. Fontes internas haviam dito ao Direção Concursos que a banca FGV organizaria o certame. A previsão era de seleções para o cargo de Escriturário divididas em duas áreas: T.I e geral.

Além disto, há um deficit de servidores na instituições, que pede por recomposição, já que o banco não aguenta ficar muito tempo sem a mão-de-obra necessária.

Atualmente, um Escriturário no Banco do Brasil recebe por volta de R$ 4,5 mil iniciais. E, somado a este valor, os funcionários ainda recebem parcelas por Participação nos Lucros – que o mais recente foi de R$ 7 mil.

O edital do concurso Banco do Brasil pode ser uma surpresa este ano, saindo quando se menos espera. Por isso, uma preparação de qualidade é necessária. Confira os pacotes de cursos completos para o concurso Banco do Brasil:

concurso brb
Confira os cursos do Direção para este concurso

Outros concursos que podem acontecer, mas em um parâmetro de médio a longo prazo, são:

  • Banrisul: o último concurso BANRISUL teve edital publicado em 2018 e provas aplicadas em 2019, mas não terá a validade prorrogada. Banco está livre para realizar nova seleção.
  • Banese: o último concurso BANESE aconteceu em 2012 e já está expirado. Banco precisa de nova seleção para contratar.

Já ouviu falar da Assinatura Ilimitada?

Há um lugar em que você possui acesso a 240 cursos disponíveis para estudar a hora que quiser. A Assinatura Ilimitada é uma iniciativa do Direção Concursos e o QConcursos que traz os melhores benefícios para o concurseiros. Confira abaixo e adquira já a sua:

Materiais do Direção + questões do QConcursos!
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.