Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso BRB: “Mesmo com resultado recorde, não foram sequer convocados todos os aprovados”, diz comissão

Concurso BRB: “Mesmo com resultado recorde, não foram sequer convocados todos os aprovados”, diz comissão

Em resposta a uma entrevista do presidente do Banco de Brasília à Agência Brasília, divulgada pelo Direção Concursos aqui, a Comissão de Aprovados do concurso BRB emitiu nota a respeito das declarações.

Na entrevista, o presidente afirmou que novas convocações dependiam do resultado do crescimento do banco. Além disso, afirmou que já foram chamados 151 aprovados dos últimos concursos públicos do BRB.

Em resposta, a Comissão de Aprovados aponta que o banco teve um lucro de 205,5 milhões de reais no primeiro semestre, “o que equivale a um crescimento de 27,5% em comparação ao mesmo período do ano passado”.

A comissão afirma que mesmo com o resultado recorde, “até o momento não foram sequer convocados todos os classificados dentro das vagas de escriturário da ampla concorrência”.

Isto porque, na entrevista, o presidente reuniu todos os editais do último concurso BRB ao afirmar que já foram convocados 113 aprovados.

No entanto, somente no edital para Escriturário, foram convocados 40 aprovados PcD e 69 da Ampla Concorrência. “Apesar das 109 convocações, não foram chamados todos os aprovados nas vagas principais“, explica a Comissão de Aprovados.

A Comissão de Aprovados também alertou que dos 40 aprovados PcD, 20 foram do Cadastro de Reserva, o que desrespeitou a ordem da lista de aprovados.

A contratação de mais funcionários não é uma ameaça à sustentabilidade econômica do BRB, Instituição que está em franco crescimento e necessita de mais contratações. Estudo realizado pelo Dieese, a pedido do Sindicato dos Bancários de Brasília, mostra um encolhimento de 351 empregados concursados, comprovando a carência de mão de obra”, disse a comissão.

Por fim, a Comissão de Aprovados afirmou que busca diálogo com o BRB a respeito de todos os pontos envolvendo a seleção.

Leia a nota da Comissão de Aprovados no concurso BRB

Em entrevista concedida à Agência Brasília, que foi repercutida pelo portal  Direção Concursos, na última sexta-feira (04/09), o Presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, disse que novas nomeações, referentes aos concursos realizados pelo banco no ano passado, dependerão do crescimento do BRB. 

No primeiro semestre de 2020, a instituição teve um lucro de 205,5 milhões de reais, o que equivale a um crescimento de 27,5% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Em entrevista ao CB Poder em 13 de julho, o Presidente já condicionava mais convocações ao resultado positivo no fechamento do semestre. O mesmo foi feito em resposta aos requerimentos, encaminhados por parlamentares a pedido da Comissão de Aprovados.

Mesmo com um resultado recorde (em toda a história do Banco de Brasília, não houve resultado melhor em um primeiro semestre), até o momento não foram sequer convocados todos os classificados dentro das vagas de escriturário da ampla concorrência.

O Presidente informou também que as convocações já ultrapassaram as 113 vagas principais anunciadas em edital. Ele está se referindo aos três concursos realizados. Sendo o primeiro para escriturário, o segundo para analista de TI, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho, e o terceiro para advogado.

Aqui tratamos apenas do concurso de escriturário, para o qual foram convocados 40 PCDs (sendo 20 do cadastro reserva) e 69 escriturários dos 80 aprovados nas vagas principais. Apesar das 109 convocações, não foram chamados todos os aprovados nas vagas principais.

O item 1.2 do edital de abertura do concurso para escriturário determina que são 100 vagas.  O item 7.2 determina que 20% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência. Sendo assim, das 100 vagas, 80 foram destinadas pelo edital à ampla concorrência e 20, aos PCDS.

Dos aprovados nas vagas principais ainda falta convocar onze. Sem mencionar que, ao convocar primeiro 20 PCDS do cadastro reserva, o BRB desrespeitou a ordem da lista de aprovados.

Em trecho da entrevista da Agência Brasília que foi divulgada pelo Direção, o Presidente menciona ainda que “as pessoas tentam ser contratadas a qualquer custo, mesmo colocando em risco a sustentabilidade do banco”.

Ao contrário do que ele disse, a  contratação de mais funcionários não é uma ameaça à sustentabilidade econômica do BRB, Instituição que  está em franco crescimento e necessita de mais contratações. Estudo realizado pelo Dieese, a pedido do Sindicato dos Bancários de Brasília, mostra um encolhimento de 351 empregados concursados, comprovando a carência de mão de obra. 

A Comissão de Aprovados busca um diálogo com a Instituição, considerando  as informações prestadas pelo Presidente quando do lançamento e homologação do concurso, especialmente quando se referiu à pretensão de convocar todos os aprovados, inclusive os classificados no cadastro reserva, mediante a publicação de cronograma específico.

Além disso, a Comissão se presta a tratar de alguns pontos que indicam possíveis faltas da Instituição na condução do concurso, considerando os termos do edital e os princípios que regem a administração pública

Outro concurso bancário para ficar de olho

Além do concurso BRB, há outros concurso bancários para outras instituições. O Banco do Brasil pretende realizar novo concurso para a área de tecnologia ainda em 2020 com 120 vagas para a área de tecnologia.

Os novos aprovados deverão ter a remuneração inicial de R$ 3,8 mil somando benefícios. A intenção é desenvolver um processo nos moldes dos programas de trainees da iniciativa privada.

Lembrando que de acordo com fontes internas, a FGV será a próxima banca organizadora do concurso Banco do Brasil.

Procurada, a empresa não negou, mas também não ratificou a escolha da banca.

Porém confirmou que o banco estuda lançar, de fato, concurso para profissionais da área de tecnologia.

senado e mais

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

concurso brb 2
concurso brb

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.