Logo Direção Concursos
Pesquisa

Projeto de lei quer proibir concursos só para cadastro reserva

Projeto de lei quer proibir concursos só para cadastro reserva

O projeto de lei 939/2019, do deputado Pompeo de Mattos (PDT/RS), quer proibir concursos públicos somente para formar cadastro de reserva. A proposta tramita na Câmara dos Deputados e deve ser analisada pelas comissões da casa antes de ser votada.

Conheça os cursos do Direção Concursos e seja aprovado!

Leia um trecho do projeto apresentado:

O STF tem o entendimento que, quando edital determina a quantidade de vagas, a Administração deve nomear os candidatos aprovados. Porém, esse dever não existe nos editais que somente determinam cadastro de reserva. Ou seja, não há direito subjetivo à nomeação.

Segundo o deputado, isso levou instâncias da Administração lançarem certames sem número de vagas precisas e os candidatos aprovados no cadastro de reserva não serem nomeados.

Discussão antiga

Desde 2011, há uma discussão sobre a abertura de certames somente para cadastro de reserva. O projeto de lei 154/11, proposto pelo então senador, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), trouxe a obrigatoriedade da nomeação dos candidatos aprovados em concursos, de acordo com a quantidade de vagas. Além disso, propôs a proibição das seleções para formação de cadastro de reserva.

Em 2014, a PL 6004/13 buscou garantir a nomeação dos aprovados durante o período de validade do certame. O projeto de lei, originado no Senado, foi juntado à PL 252/03. As duas propõem o fim dos concursos para cadastro de reserva.

Sem buscar a extinção completa dos concursos de cadastro de reserva, a PEC 29/2016 sugere que o cadastro seja limitado a somente 20% dos cargos e empregos públicos vagos. Também proíbe a abertura de novo certame enquanto houver candidatos aprovados na seleção anterior.

Caso Caixa 2014

Em 2018, o Ministério Público do Trabalho da 10ª região impetrou uma Ação Civil Pública questionando a não contratação dos aprovados no concurso Caixa.

Além disso, foi constatado que o banco contratou terceirizados para exercer os cargos previstos no edital.

A juíza decidiu pela postergação da validade do concurso até trânsito em julgado; condenação da caixa para apresentar panorama geral sobre o quadro de pessoal; e promover a contratação de, pelo menos, 2 mil funcionários.

Para receber todas as notícias sobre concursos públicos, salve o nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.

Conheça todos os nossos cursos disponíveis!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.