Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Caixa Econômica Federal: banco será privatizado?

Concurso Caixa Econômica Federal: banco será privatizado?

Muito se fala acerca de uma possível privatização em algumas empresas públicas e sociedades de economia mista, como parte do projeto economico liberal do atual governo brasileiro.

Dentre as entidades que estariam no foco dessa decisão, encontram-se os bancos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Esses, vez por outra, são alvos desse tipo de especulação.

Apesar das notícias, a privatização dessas instituições não estão em andamento, mas uma Medida Provisória (MP 995/2020), tornada pública em 7 de agosto, permite a criação de subsidiárias na Caixa Econômica e, com isso, promover suas privatizações.

todos os cursos
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

Caixa Econômica: Governo defende MP

Questionada sobre a MP, a Secretaria-Geral da Presidência da República afirmou que a publicação da medida “é o primeiro passo para a alienação de ativos da Caixa. Pretendemos diminuir a atuação do banco em setores como o mercado de seguros e outros não estratégicos”.

Em nota, a Secretaria-Geral ainda defende que a medida, caso aprovada pelo Congresso Nacional, “levará à reestruturação da instituição até dezembro de 2021, permitindo o acesso a fontes adicionais de financiamentos, com a possibilidade de alienação de ativos e a realização de Ofertas Públicas Iniciais (IPOs)”.

Caixa Econômica continua à frente de programas sociais

O Governo Federal afirma, ainda, que a proposta de reestruturação da Caixa não irá interferir na atuação da estatal em políticas públicas estratégicas, como os Bolsa-Família, FGTS e financiamento imobiliário:

  • “A medida permitirá que o banco foque seus recursos e esforços nestas atividades”, diz a nota da Secretaria-Geral.

Confira a MP 995/2020

  • MEDIDA PROVISÓRIA Nº 995, DE 7 DE AGOSTO DE 2020
    • Dispõe sobre medidas para reorganização societária e desinvestimentos da Caixa Econômica Federal e de suas subsidiárias.
  • O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:
  • Art. 1º As subsidiárias da Caixa Econômica Federal e as sociedades constituídas por essas subsidiárias ficam autorizadas a:
    • I – constituir outras subsidiárias, inclusive pela incorporação de ações de outras sociedades empresariais; e
    • II – adquirir controle societário ou participação societária minoritária em sociedades empresariais privadas.
  • Art. 2º A autorização de que trata o art. 1º tem por finalidade executar atividades compreendidas nos objetos sociais das subsidiárias da Caixa Econômica Federal, ou complementares a estes, e devem estar alinhadas ao plano de negócios de que trata a Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016, ou associadas a ações de desinvestimentos de ativos da Caixa Econômica Federal e de suas subsidiárias.
    • Parágrafo único. A autorização de que trata o art. 1º é válida até 31 de dezembro de 2021.
  • Art. 3º Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação.
  • Brasília, 7 de agosto de 2020; 199º da Independência e 132º da República.
Cursos da área
Confira os cursos do Direção para esta área de estudos

Concurso Caixa Econômica Federal: situação

As últimas notícias do concurso Caixa Econômica Federal são da convocação de 296 aprovados na seleção de 2014. Com essa convocação, o banco chega a 2,8 mil provimentos desde então. Os aprovados irão reforçar o atendimento nas agências, prioritariamente nas regiões Norte e Nordeste.

Resumo edital Caixa 2014

  • Ano: 2014
  • Banca: Cebraspe/Cespe
  • Vagas: cadastro reserva
  • Remuneração inicial: a partir de R$2.025,00
  • Link do edital: edital Caixa 2014

Oportunidades em concursos bancários

Apesar de não haver previsão de novo concurso Caixa Econômica Federal para um período próximo, existem oportunidades quentes de concursos bancários no país, como para o concurso Banco do Brasil e concurso BASA (Banco da Amazônia).

O primeiro estava com edital prestes a ser publicado antes de estourar a pandemia de Coronavírus. No caso do segundo, o Diário Oficial da União tornou pública a contratação da banca Cesgranrio para a gestão da sua próxima seleção no cargo de Técnico Científico (seleção para nível médio continua em estudo).

A seguir, veja uma lista de concursos bancários e a situação de cada um:

Resumo concurso Basa

Resumo concurso Banco do Brasil

Concurso BANRISUL

Concurso BANESE

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.