Logo Direção Concursos
Pesquisa

Câmara dos Deputados: carreira poderá ter 25 níveis; veja tudo sobre a reforma

Câmara dos Deputados: carreira poderá ter 25 níveis; veja tudo sobre a reforma

Nesta sexta-feira (16/8), o diretor-geral Sérgio Sampaio respondeu, pessoalmente, dúvidas dos colaboradores da Casa sobre o acordo técnico e a reestruturação administrativa. O professor Victor Dalton, Analista da casa e coordenador do Direção Concursos, estava presente no evento.

O auditório Nereu Ramos recebeu cerca de 500 servidores. Vale frisar que nenhum funcionário concursado do quadro atual será impactado diretamente com as mudanças futuras.

Para o concurseiro interessado nos próximos concursos públicos da casa, o principal ponto é que a carreira pode mudar de 10 para 25 níveis, visando estimular o progresso profissional do servidor.

A medida que altera a carreira, no entanto, ainda não foi aprovada por Rodrigo Maia, presidente da casa. Há apenas um esboço sobre o assunto.

Outro objetivo da reforma administrativa é ter espaço para mais contratações. Os salários de entrada na Câmara também não foram divulgados.

Perguntado pelo professor Victor Dalton, o diretor-geral Sérgio Sampaio descartou o fim do cargo de Técnico. “Apesar de um viés de planejamento que coloque o servidor em funções de gestão, não está vinculado ao fim do cargo”, afirmou.

Para saber de todos os detalhes do concurso Câmara dos Deputados, visite este link.

Abaixo, veja as principais informações da reunião:

  • A reforma administrativa contará com o apoio de uma consultoria externa. A Movimento Brasil Competitivo – Falconi, comandará os processos sem despesa para o erário;
  • O objetivo é redesenhar os processos da casa. E, depois de redesenhar os processos, ver qual a estrutura administrativa que é necessária para tocar os processos;
  • Atualmente, são elaboradas 20 mil proposições em uma legislatura. É inviável operacionalmente;
  • Funções comissionadas: alguns setores da casa são mais privilegiados do que outros. Os setores com mais funções conseguem captar profissionais mais facilmente. De acordo com o presidente Maia, “não é ideia cortar a quantidade de funções”;
  • Não se sabe o que sairá via Projeto de Lei, Projeto de Resolução ou Ato da Mesa;
  • De acordo com a Câmara, tudo será feito com transparência. Não haverá proposta na calada da noite;
  • O teletrabalho não foi descartado, desde que atenda aos critérios de eficiência da casa;
  • De acordo com Sampaio, a previsão é que a reforma administrativa seja finalizada até o final do ano, para ser implementada a partir de 2020.

O professor Victor Dalton comenta os principais pontos da reforma administrativa na Câmara dos Deputados neste link.

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.