Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Depen: qual foi a nota de corte do último edital?

Concurso Depen: qual foi a nota de corte do último edital?

As provas do concurso Depen foram aplicadas e, agora, candidatos esperam pelo resultado final desta primeira etapa

Ao todo, mais de 179 mil candidatos se inscreveram para uma das 309 vagas, sendo que 294 eram para Agente Federal de Execução Penal. O cargo chamou a atenção por ser de nível médio e ter uma remuneração inicial de R$ 6 mil.

Uma das perguntas sobre o próximo concurso público é: qual será a nota de corte do próximo edital? Nota de corte significa a pontuação do último candidato que esteve dentro das vagas e foi chamado.

Por isso, nesta matéria, você saberá qual foi a nota de corte dos últimos editais – já que ainda não foi divulgado o resultado final das provas recentes.

Lembrando que a nota de corte sempre depende de muitos fatores como, por exemplo, a demanda por vaga, a banca organizadora e o nível de conhecimentos exigidos na prova.

Você também pode se preparar de maneira assertiva para o concurso Depen com o auxílio dos consultores do Direção Concursos clicando aqui!

depen

O último concurso Depen ocorreu em 2015 e também foi organizado pela Cebraspe. Para facilitar em termos de entendimento, a nota que vamos analisar aqui é a de Agente Penitenciário Federal – Área 3, cargo que, hoje, corresponde ao de Agente Federal de Execução Penal.

Nota de corte Depen 2015

Primeiro, vamos entender a forma de cálculo das provas objetivas e discursivas no concurso Depen 2015. Na época, a pontuação final da primeira etapa era formada pela soma dos pontos obtidos na prova objetiva e discursiva.

Pegamos, nesta matéria, a nota de corte do último candidato aprovado na 1ª etapa, considerando as eliminações nas outras fases.

Com isso, a nota de corte foi:

  • Nota de corte: 177,70
  • A nota equivale a 74% de aproveitamento
  • Sendo 99 pontos das provas objetivas e 78,60 da prova discursiva
  • Provas objetivas: 61,9% de aproveitamento
  • Provas discursivas: 98% de aproveitamento

As provas objetivas possuíam pontuação máxima de 160 pontos e as discursivas de 80 pontos.

Nota de corte Depen 2015: candidatos negros

Das 120 vagas para o cargo, 24 eram destinadas aos candidatos que se consideram negros. Veja abaixo, então, a nota de corte do último candidato aprovado na 1ª fase:

  • Nota de corte: 176,71
  • A nota equivale a 73,6% de aproveitamento
  • Sendo 97 pontos das provas objetivas e 79,71 da prova discursiva
  • Provas objetivas: 60,6% de aproveitamento
  • Provas discursivas: 99,6% de aproveitamento

Lembrando que as provas objetivas possuíam pontuação máxima de 160 pontos e as discursivas de 80 pontos.

Como será calculada a pontuação neste concurso Depen?

Em 2020, o edital do concurso Depen trouxe que a nota final das provas objetivas será calculada da seguinte forma: NP1 × 0,75 + NP2 × 0,75 + NP3 × 1,5.

Neste cálculo, NP1, NP2 e NP3 representam, consecutivamente, provas objetivas P1 (básica), P2 (específica) e P3 (complementar). A pontuação máxima é de 120 pontos.

Já as provas discursivas terão pontuação máxima de 20 pontos. A pontuação final da primeira etapa, considerando todas as outras fases eliminatórias, será dada pela soma das notas objetivas e discursivas, ou seja 140 pontos.

depen

Resumo concurso Depen

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concurso depen nota corte

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.