Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Detran SP: 54% de Pretos, Pardos e Índios foram reprovados

Concurso Detran SP: 54% de Pretos, Pardos e Índios foram reprovados

O resultado da Comissão de Heteroidentificação de Pretos, Pardos e Índios do concurso Detran SP foi publicado e trouxe um dado surpreendente: 54% dos candidatos foram reprovados. Dos 392 que passaram pela comissão, somente 180 foram considerados aptos.

A reprovação nesta etapa causa eliminação automática do certame. Ou seja, os candidatos não concorrerão nem na ampla concorrência caso sejam considerados inaptos.

Com isso, os 212 candidatos reprovados estão eliminados do certame, 54,1% de todos os que se inscreveram na heteroidentificação.

Período de recurso se inicia

A partir do dia 25 de outubro, os candidatos possuíam 2 dias úteis para entrar com recurso contra o resultado da comissão de heteroidentificação. Com isso, o período de recurso está aberto.

É possível reverter a reprovação?

O especialista em concursos públicos e advogado, Max Kolbe, explica que a comissão analisa características e fenótipos do que é ser considerada uma pessoa negra, parda ou índia. E é possível ganhar na Justiça ao verificar falhas tanto no edital quanto nesta verificação realizada pela banca.

“Sempre é possível encontrar falhas no edital do concurso público quanto na própria verificação. Sempre é possível encontrar vícios procedimentais”, explica.

Veja mais abaixo:

Confira outros concursos esperados para 2020 e se prepare!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.