Logo Direção Concursos
Pesquisa

Governo do DF quer terminar com limite para cargos comissionados

Governo do DF quer terminar com limite para cargos comissionados

Um projeto de lei no Distrito Federal busca acabar com o limite de nomeações de cargos comissionados nos órgãos da região – entre eles, está inclusa a Câmara Legislativa do DF. Na prática, o projeto busca a alteração de um ponto na lei orgânica do DF (LODF), que deixaria mais aberto o critério de designação de comissionados sem concurso público.

O argumento do GDF é que há muitos processos judiciais questionando o limite e a intenção é tornar a admissão de comissionados mais parecida com a do governo federal.

Atualmente, a LODF determina um limite de 50% de servidores comissionados sem concurso. O texto da lei estabelece o seguinte:

V – as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e pelo menos cinqüenta por cento dos cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos e condições previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;

No entanto, o projeto de lei pretende modificar esta redação, retirar o limite de 50% e determinar que os cargos de comissão devem ser preenchidos preferencialmente por servidores de carreira.

Governador havia prometido o contrário em campanha

Antes de iniciar o governo, o governador do DF, Ibaneis Rocha, havia opiniões e propostas totalmente diferentes. Em outubro de 2018, pouco tempo após ser eleito, em entrevista ao Metrópoles, governador havia prometido que 70% dos cargos comissionados seriam preenchidos por servidores concursados.

“Quero diminuir ao máximo os comissionados e chegar ao final da minha gestão com, pelo menos, 70% de profissionais concursados”, ele disse em entrevista ao jornal local.

Relator e Ministério Público

O projeto já tramita na Câmara Legislativa do DF e o relator já se posicionou contra. Em entrevista ao G1, ele afirmou que, caso aprovado, “isso vai permitir um maior apadrinhamento nos cargos públicos”.

Além disso, explicou que o projeto permitirá uma maior troca de favores entre membros do legislativo e executivo.

Já o Ministério Público declarou que acompanha o projeto e explicou que a Constituição Federal obriga a existência de limite para contratação de comissionados.

Atualmente, no Executivo do DF, 48% dos cargos em confiança são preenchidos por funcionários sem concurso. Na CLDF, o percentual é de 72%.

Concursos DF

No entanto, não desanime com o projeto de lei, que ainda precisa passar por toda a tramitação. Há diversos concursos previstos para o DF, confira:

  • Concurso PCDF Agente: o próprio delegado-geral já anunciou que o edital está iminente
  • Concurso Agepen DF: foram autorizadas 400 vagas e Cadastro de Reserva de até 700 vagas
  • Concurso CG DF: no momento, o processo está em escolha de banca. Previsão é de concurso neste ano.

Conheça nossos pacotes para concursos DF

Material gratuito

Tenha a melhor preparação com nossos materiais GRATUITOS. Principalmente para quem se prepara para área policial, conheça nosso e-book completo e de graça com o Vade Mecum da PCDF.

concursos df
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.