Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Diplomata: MPF orienta provas em todas as capitais

Concurso Diplomata: MPF orienta provas em todas as capitais

O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF AL) publicou uma nota recomendando à banca Iades (Instituto Americano de Desenvolvimento) e ao Instituto Rio Branco que as provas do concurso Diplomata sejam aplicadas em todas as 26 capitais e no Distrito Federal.

A orientação veio após a retificação publicada na última terça-feira, que alterou os locais de prova, excluindo as cidades de Curitiba, Teresina, Recife e João Pessoa. Antes desta alteração, as provas já estavam previstas para serem realizadas em todos os estados.

Essa mudança teria sido determinada para cumprir com as medidas restritivas que estão impostas nessas cidades. Contudo, segundo o MPF, ao forçar os candidatos dessas capitais a fazerem provas em outras regiões, o concurso estaria ferindo o princípio de isonomia entre os candidatos.

Tal recomendação acontece a apenas alguns dias da realização da primeira fase do concurso Diplomata, que deve ocorrer neste domingo (13/06).

Dessa forma, o MPF determinou que o Instituto Rio Branco e o Iades têm 48 horas para responder se irão acatar aos pedidos do órgão.

Vale lembrar que a última retificação do edital pode ser vista aqui. Além disso, a listagem de endereços de escolas onde serão aplicadas as provas pode ser conferida neste documento.

Detalhes do edital

De acordo com o edital, são 25 vagas para a classe inicial de terceiro-secretário, sendo 18 para ampla concorrência, cinco para negros e duas para candidatos com deficiência.

O concurso Diplomata 2020 contará com três (3) etapas distintas: a primeira de provas objetivas, na modalidade CERTO e EERADO, a segunda e terceira de provas escritas. Confira:

  • Primeira Fase: prova objetiva, constituída de questões do tipo CERTO ou ERRADO de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito, de caráter eliminatório, e que habilitará os candidatos a se submeterem à fase seguinte;
  • Segunda Fase: provas escritas de língua portuguesa e língua inglesa, de caráter eliminatório e classificatório.
  • Terceira Fase: provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.
CURSOS PARA CONCURSO core al

Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos públicos, também podem ser acompanhadas no Instagram do Direção News. Basta clicar aqui e acompanhar nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!

Resumo concurso Diplomata

  • banca: Instituto Rio Branco e IADES
  • cargo: terceiro-secretário
  • inscrição: ENCERRADAS
  • taxa: R$ 224
  • vagas: 25
  • salário: R$ 19.199,06 iniciais
  • provas: 13 de junho
  • edital neste link

Assinatura Ilimitada

Quer garantir centenas de cursos para os principais concursos públicos do país? Basta adquirir a Assinatura Ilimitada do Direção Concursos, em parceria com o QC, para ter acesso ao PDF 2.0: a plataforma que vem mudando a sua forma de estudar. Confira:

concursos publicos
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.