Logo Direção Concursos
Pesquisa

Como passar em concurso mesmo começando do zero?

Como passar em concurso mesmo começando do zero?

Muitas pessoas pensam em concurso, mas só de pensar em começar do zero já desanimam. Não é raro ver possíveis candidatos a uma vaga no serviço público com o discurso de que existem muitos que já estudam há bastante tempo e não dá para entrar, agora, na disputa.

Bem, o Direção Concursos acredita que uma hora você terá que começar, não é mesmo? E dá para começar do zero? É isso que o professor Arthur Lima se propôs a explicar.

Em evento realizado no último domingo, 21 de junho, através do canal no YouTube do curso, muitas dicas e soluções foram apresentadas. Intitulado “Do ZERO à APROVAÇÃO”, esse evento ainda pode ser visto, gratuitamente, na plataforma.

Do ZERO à APROVAÇÃO

Dentre os tópicos abordados no evento, o professor trouxe informações acerca dos maiores erros praticados pelos iniciantes, que, segundo a sua percepção, são:

  • Não definir um foco;
  • Subestimar a missão;
  • Exagerar no início da preparação;
  • Estudar apenas o que quer;
  • Não se planejar;
  • Não revisar;
  • Usar muito tempo resumindo;
  • Não exercitar;
  • Utilizar materiais ruins;

Confira alguns “spoilers” (prévias) de tudo que foi dito na live:

Problemas de iniciantes em concurso

Não definir um concurso/área foco

Não definir um foco é não saber que área (ou pelo menos que concurso) prestar. Sem ter um um objetivo me mente, um lugar a que se pretende chegar. Sem esse norte, é quase impossível ter um bom aproveitamento em concursos públicos.

Subestimar

Achar que será um momento fácil da vida é um erro! Os concursos são feitos mais de derrotas, que de vitórias. É comum ver aqueles que acham fácil a jornada. Mas assim que fazem a primeira prova, percebem que o buraco é mais em baixo.

Exagerar

“Queimar a largada”. Essa é a expressão utilizada para aqueles que começam com todo o gás, querendo estudar muitas horas por dia logo de cara. O concurso é uma maratona e não uma corrida de 100 metros rasos. Importa ultrapassar etapas pouco a pouco, crescendo cotidianamente ate atingir um ponto de excelência nos estudos.

Estudar apenas o que quer

Acredite: muitos candidatos só estudam o que querem, quando se trata de concurso público. Normalmente, cria-se uma predileção por determinadas matérias e outras são deixadas para depois. É importante se estudar tudo, mas avaliando o custo benefício de cada disciplina.

Falta de planejamento

Assim como não ter um objetivo, a falta de planejamento vai pelo mesmo caminho, visto que sem um plano mínimo é difícil saber como chegar em algum lugar.

Não revisar

Não adianta ter todo o conteúdo teórico estudado, se ao menos você não alimenta esse conhecimento adquirido. De tempos em tempos (e de maneira regular) as revisões daquilo que se estudou devem ser feitas, [ara melhor absorção do conteúdo.

Usar muito tempo resumindo

Não é aconselhado se perder muito tempo resumindo. Ficou para o passado aquele momento de anotar tudo nos mínimos detalhes. O estudo tem que ser inteligente e buscar trabalhar aquilo que mais importa dentro do conteúdo.

Não exercitar

Fazer questões de concursos é crucial na preparação. Não se pode ter medo na resolução dos exercícios. É lá, nas questões, que se vê a importância de cada tópico que se estudou na teoria anterior.

Utilizar materiais de concursos ruins

Para solucionar o problema, o Direção Concursos tem os melhores materiais de concursos públicos do país. Não adianta você ter um bom plano de estudos, escolher a área correta e não ter um bom material em mãos, para aplicar nos seus estudos.

Íntegra do evento sobre concursos

Clicando no vídeo a seguir, você confere a íntegra do evento realizado no dia 21 de junho:

Arthur Lima

Arthur Lima

Professor em cursos para concurso há mais de 7 anos. Engenheiro Aeronáutico pelo ITA e aprovado nos concursos de Auditor e Analista da Receita Federal. No Direção Concursos é responsável pelas disciplinas de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira e Estatística, e é um dos coordenadores do site.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.