Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Federal: reposição de servidores federais é a menor da história

Concurso Federal: reposição de servidores federais é a menor da história

A administração federal passa pela menor taxa de reposição de pessoal da história, com apenas 11,6 mil servidores estatutários (que contam com estabilidade empregatícia) contratados nos últimos três anos (concurso Federal).

Órgãos como INSS, IBGE, Ibama e Incra são os destaques no enxugamento histórico da administração federal. De acordo com dados do Painel Estatístico de Pessoal (PEP), atualmente são 208 mil servidores estatutários ativos.

O número é bem menor do que o apresentado em 2007, por exemplo, quando eram 333,1 mil servidores estatutários. Queda que se acentuou em 2015 com a aprovação do teto de gastos.

Tal redução teria como justificativa a desburocratização e a digitalização de diversos processos adotados pelo governo federal .

De acordo com o representante da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, Luís Cláudio de Santana, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, os processos adotados não compensam a falta de servidores.

“O que deveria estar em discussão é como melhorar a eficiência dos serviço público”, afirmou.

No entanto, novos concursos federais vêm sendo autorizados, publicados e anunciados pelo governo federal, com vagas de níveis médio e superior. Veja detalhes:

Concurso IBGE: a diretoria executiva do IBGE estima a retomada do certame que oferece 204.307 vagas de níveis fundamental e médio (concurso IBGE), para o final de novembro ou a primeira quinzena de dezembro.

Concurso INSS: um novo concurso com 7.575 vagas foi solicitado do Ministério da Economia. O presidente do órgão já demonstrou otimismo para a autorização.

Concurso Ibama: já foram solicitadas 2.311 vagas ao Ministério da Economia. o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, havia anunciado que o edital seria autorizado, mas a Economia não se posicionou sobre o assunto.

Concurso Federal – edital ANM: a Agência Nacional de Mineração tem autorização para o preenchimento de 40 vagas no cargo de Especialista em Recursos Minerais do quadro de pessoal da Agência Nacional de Mineração

Concurso Federal – edital CGU: o pedido de realização do novo concurso CGU com 375 vagas já foi protocolado junto ao Ministério da Economia e, se autorizado, o órgão poderá dar inicio aos trâmites que antecedem a publicação do certame.

Concurso Federal – edital Receita Federal: o edital do concurso Receita Federal deve ser publicado em setembro de 2021, conforme a previsão repassada pelo Sindicato dos Auditores do órgão (Sindifisco), no dia 8 de julho de 2021.

Além disso, o Banco do Brasil publicou novo edital com mais de 4 mil vagas, veja:

Concurso Federal: edital Banco do Brasil publicado

O edital do concurso Banco do Brasil foi publicado. São 2.240 imediatas e 2.240 para formação de cadastro de reserva no cargo de escriturário, que exige nível médio.

Interessados poderão se inscrever entre os dias 24 de junho e 28 de julho de 2021 por meio do site da banca Cesgranrio. O valor da taxa de inscrição é de R $38,00.

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva e discursiva na data provável do dia 26 de setembro. A remuneração inicial é de R $3.022,37. Veja todos os detalhes aqui!

O Direção Concursos já tem o material completo para o cargo de escriturário do concurso Banco do Brasil. Clique na imagem abaixo e garanta sua preparação:

Pacote completo Agente Comercial

cursos para concurso Inés

Pacote completo Agente de Tecnologia

cursos para concurso Inés

Concurso Banco do Brasil: aulão de véspera presencial

O Direção Concursos vai estar com você até a véspera da sua prova! No dia 25 de setembro teremos um encontro PRESENCIAL (respeitando todas as normas sanitárias) para a revisão geral do edital.

Atenção: as vagas são limitadas, então é importante que você adquira o seu lugar com antecedência. Para garantir a sua participação, basta clicar aqui!

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

concursos publicos
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.