Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Ibama: órgão só possui 26,6% de funcionários necessários para fiscalização

Concurso Ibama: órgão só possui 26,6% de funcionários necessários para fiscalização

De acordo com nota técnica elaborada pela Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CGGP), atualmente, o Ibama só atua com 26,6% do número de analistas necessários para a fiscalização ambiental. Por tal razão, entidade solicitou um novo concurso Ibama.

Segundo nota, a qual o jornal O Globo teve acesso, a CGGP demonstrou interesse em realizar um novo concurso Ibama para contratação de 2.348 servidores.

Deste número, 1.264 atuariam como analistas ambientais, os quais no momento só contam com 458 servidores na ativa.

Ainda segundo nota, em 2021, o Ibama calcula que terá menos de 50% das vagas ocupadas e que a quantidade tende a piorar por conta do elevado número de aposentadorias previsas.

A quantidade de vagas exigida foi considerada pouca por representantes da categoria dos servidores públicos do Ibama.

Segundo Denis Rivas, presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema), o baixo número se trata de “uma tentativa de desmonte do Ibama”.

Rivas acredita que número aborda uma reposição muito pequena diante da atual necessidade do órgão.

Em pronunciamento no dia da saída do ministério, o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou que um novo concurso Ibama e ICMBio teriam sido autorizados e publicação ocorreria nos próximos dias.

Entanto, a equipe de jornalismo do Direção Concursos procurou a assessoria do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para confirmar a possibilidade de autorização do novo concurso Ibama.

De acordo com a assessoria do ex-ministro, “prevalece a palavra do órgão (Ibama)”.

Já o posicionamento do Ibama foi de que o órgão ainda não foi notificado sobre a autorização. A informação foi repassada no dia 24 de junho, um dia após o anúncio feito por Ricardo Salles:

“Realmente solicitamos o preenchimento de cargos ao Ministério da Economia, mas ainda não obtivemos nenhuma resposta sobre isso. O órgão irá aguardar a notificação da autorização que, conforme o ex-ministro afirmou, deverá ser publicada na próxima semana. Destacamos que o prazo e as informações são dele – Ricardo Salles – não oficiais do Ibama”, afirmou a fonte contatada. 

senado e mais

Resumo do concurso Ibama

  • situação: previsto
  • cargos: analistas e técnicos
  • escolaridade: níveis médio e superior
  • salários: até R$ 9 mil
  • Edital 2012 (Técnico Administrativo)
  • Edital 2013 (Analista Ambiental)
  • Edital 2013 (Analista Administrativo)

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concursos publicos
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.