Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Inpe: com novo diretor, instituto tem grande deficit de servidores

Concurso Inpe: com novo diretor, instituto tem grande deficit de servidores

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) ganhou um novo diretor nesta sexta-feira (2/10). Além dos registros de queimadas, Clézio Nardin terá que lidar com um grande desafio no instituto: o déficit de servidores (concurso Inpe).

O novo diretor é servidor de carreira no Inpe, o que, de acordo com nota publicada pelo sindicato dos servidores do instituto (SindCT), é uma nova esperança para que a instituição seja fortalecida nos próximos quatro anos.

Ainda de acordo com o SindCT, o Inpe conta atualmente com 776 servidores ativos, sendo que 86% destes estão alocados em cidades da região do Vale do Paraíba (484 em São José dos Campos e 187 em Cachoeira Paulista).

O planejamento estrutural do Inpe, publicado em 1990, previa a ocupação de 2.080 vagas por servidores efetivos em diversas carreiras de apoio à pesquisa e estudos na área de tecnologia.

Ainda de acordo com o sindicato, o Inpe hoje depende de colaboradores bolsistas para a execução das atividades (concurso Inpe).

Em 2013, o extinto Ministério do Planejamento, havia autorizado o provimento de 832 vagas para o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, o que resultou a realização do último concurso no instituto.

Concurso Inpe: último edital

O último edital do concurso Inpe foi publicado em 2014 sob organização própria. Foram oferecidas 14 vagas para pesquisadores e 54 para tecnologistas.

Nos cargos da carreira de Pesquisa, foram oferecidas oportunidades nas áreas de Meteorologia, Oceanografia, Geografia, Ciências Atmosféricas, Ciências Exatas e da Terra, Computação Aplicada, Ciências da Computação, Ciências do Sistema Terrestre, Física, Ciências Matemáticas e Naturais, Ciências Biológicas, Ecologia, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas ou áreas correlatas.

A remuneração inicial para os cargos de pesquisador eram de até R$ 9.828,05 e a seleção contou com prova escrita, prova oral de defesa pública de memorial e análise de títulos e currículos.

Para o cargo de tecnologista, a remuneração era de até R$ 8.705,56.

O cargo exigia formação em Engenharia, Ciências Exatas, Meteorologia, Ciências Atmosféricas, Computação Aplicada, Ciência da Computação, Engenharia Florestal, Computação Científica, Química, Tecnologia Química, Engenharia Química, Tecnologia da Informação, Física, Arquitetura, Ciências Ambientais, Ciências Exatas ou da Terra, Ciências Computacionais ou áreas correlatas.

Novos concursos na área ambiental para 2021

Como uma das medidas de preservação ambientais, foi anunciada a reposição de pessoal em diversos órgãos de fiscalização, veja abaixo:

  • Concurso Ibama: além do anúncio do governo, foram solicitadas 2.311 vagas para o próximo concurso público do órgão, sendo 1.005 para técnico administrativo, 970 para analista ambiental e 336 para analista administrativo.
senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso
  • Concurso Funai: o órgão já confirmou que enviou um novo pedido para concurso público para 826 vagas, divididas entre nível médio e nível superior. O governo federal estuda autorizar o novo concurso.
  • Concurso Incra: o novo concurso está em análise pelo governo federal. Em 2019 o TCU já havia solicitado ao governo federal a apresentação de uma estratégia para fortalecimento do órgão.
  • Concurso ICMBIO: o último edital para ingresso no ICMBio foi publicado em 2013 pela banca Cebraspe e teve o seu prazo de validade expirado. O governo federal confirmou que pretende realizar novas contratações no órgão.

Está te faltando motivação e disciplina? São dois fatores que mudam o seu destino no mundo dos concursos. Confira a dica rápida do professor Ronaldo Fonseca:

Assinatura Ilimitada

Não se esqueça: o Direção Concursos oferece a forma mais barata para você estudar com o edital já publicado!

Na assinatura ilimitada mensal, você não compromete o limite do seu cartão e pode usar o melhor material para se preparar em alto nível até o dia da prova.

Você pode ter tudo isso clicando na imagem abaixo e realizando a sua assinatura, com um plano de estudos enxuto, efetivo e que cabe no seu bolso.

concurso MP GO

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.