Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INSS: metade das agências de atendimento serão cortadas

Concurso INSS: metade das agências de atendimento serão cortadas

O presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira, anunciou corte de 50% da estrutura administrativa autárquica. O anúncio foi feito em uma reunião interna do órgão. A previsão é de que cerca de 500 agências encerrem suas atividades até julho de 2020.

O número indica que, no primeiro semestre do ano que vem, 50% das agências atuais sigam em funcionamento. “Nas várias reuniões que já tive com vocês, nas vistas às superintendências e reuniões nas gerências executivas, eu já tinha tido a oportunidade de falar do excesso de descentralização de gestão administrativa do INSS com 109 unidades gestoras, com cinco superintendências e 104 gerências executivas”, disse.

A informação foi dada, em primeira mão, pelo Congresso em Foco. De acordo com Vieira, a tecnologia implantada para atendimento aos usuários reduz a necessidade do elevado número de agências. Atualmente, são mais de 1.200 espalhadas pelo país.

Repercussão ruim

Alguns parlamentares não ficaram contentes com a informação sobre os cortes no INSS. Representantes de municípios menores temem que a população seja prejudicada, bem como a economia local.

Políticos nordestinos, em especial, não receberam bem a notícia, por acreditarem que a Região pode ser a maior atingida.

Desde que o MPF pediu um novo concurso INSS, a autarquia tem de apresentar, mensalmente, dados de que as soluções digitais estão conseguindo fluir o trabalho.

Dos 96 serviços oferecidos pelo INSS, apenas seis não podem ser requeridos pela forma digital. O relatório de gestão interna aponta que os trâmites estão sendo resolvidos cada vez mais rápido.

Atualmente, há quase 1 milhão de pedidos de benefícios ao INSS por mês. Auxílio-doença e pedidos de aposentados lideram a relação.

Concursos 2020

Mesmo que o INSS não seja um concurso no radar, outros editais não param de sair. Só na penúltima semana de 2019, MP CE e PG DF lançaram novos concursos.

Além disso, selecionamos oportunidades que somam mais de 228 mil vagas. Para conferir, clique aqui. Para conferir um guia com as vagas, dicas de estudo e outras informações importantes, acesse.

Concursos importantes devem surgir em 2020, tais como TJ SC, TCE SC, Sefaz BA, PCDF (Agente), TCU, TCDF e outros.

Conheça A GRANDE VIRADA

No dia 01/01/2020, às 20h20, o Direção Concursos, juntamente com seu parceiro QConcursos mudará o rumo dos concursos públicos para sempre.

Clique no link abaixo e se inscreva:

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.