Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INSS: audiência discute problemas no atendimento

Concurso INSS: audiência discute problemas no atendimento

Com a situação atual de denúncias sobre atrasos na concessão de benefícios e um alto número de processos contra o INSS, uma audiência foi marcada para o dia 24 de setembro, na Câmara dos Deputados. Nela, o atendimento falho do INSS será discutido junto com o sindicato e instituições.

A audiência é iniciativa do deputado federal Carlos Veras (PT-PE) e o debate ocorrerá na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara.

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) estará presente. A federação já denunciava que a falta de servidores levava a cobranças abusivas e metas inatingíveis.

Além da Fenasps, estarão presentes o presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira, os representantes do Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) , CNTSS (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social) e pesquisadores da Unb, que analisaram o modelo do órgão e trouxeram alternativas.

Situação crítica do órgão

Com o último concurso ocorrido somente em 2016 e com poucos servidores nomeados, o quadro de pessoal ficou bastante reduzido. Atualmente, o INSS leva mais que o dobro do tempo recomendado para analisar processos e conceder benefícios.

Com isso, o número de processos judiciais aumentou, junto com a população que não recebia o que era devido. O atraso também era ruim para o próprio órgão, que devia pagar os atrasos com a correção monetária.

Para remediar a situação, o governo tentou instalar bônus de produtividade, digitalizar os serviços e realizar uma ação conjunta com tribunais superiores. No entanto, há uma falta de quase 11 mil servidores, sendo necessária uma reposição.

Em Ação Civil Pública, o MPF denunciou prejuízos não só a população, mas aos servidores, com comportamentos abusivos para o alcance de metas. No momento, uma mediação foi marcada para outubro entre a União e o MPF para encontrarem soluções para o órgão.

Resumo concurso INSS

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.