Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INSS: reformulação do BPC gera dificuldades a assistentes

Concurso INSS: reformulação do BPC gera dificuldades a assistentes

Enquanto o concurso INSS não vem, assistentes sociais criticam a reformulação do BPC (Benefício de Prestação Continuada), cujas mudanças viriam para agilizar o serviço prestado.

Notícia do portal Economia IG afirma que os assistentes sociais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reclamaram na última terça-feira, 10, sobre a operacionalização do benefício, que, segundo eles, vem trazendo prejuízos para a população.

O protesto se deu devido à digitalização do sistema, que dificulta o acesso aos mais carentes, visto que é uma parcela de cidadãos que não têm acesso à internet.

A cobrança também é no número reduzido de servidores na entidade, que ocasiona atraso na análise dos processos. E resposta, dirigentes do INSS e representantes do governo garantem estar trabalhando na melhora.

cursos concurso INSS

Audiência pública

O referido tema foi abordado em audiência pública promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, solicitada pela deputada Erika Kokay.

Kokay cobra a melhoria desse serviço público. “Não podemos ter qualquer tipo de atraso, porque são pessoas que estão em uma situação que exige pressa e que exige que o Estado fique a serviço da sua função fim. Precisamos de profissionais para fazer as avaliações necessárias. Nós precisamos que essa demanda reprimida possa ser resolvida e superada”, disse.

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, por outro lado, defendeu o processo digital, mas disse que a entidade segue buscando alternativa, como o autoatendimento orientado nas agências do Instituto. Rolim também afirmou que o estoque do BPC já vinha crescendo mesmo antes da pandemia.

  • “Um outro ponto é a busca do INSS pelo diálogo com os movimentos das pessoas com deficiência. Temos buscado discutir todas as inovações, todas as soluções para acelerar a análise do BPC para as pessoas com deficiência. Acredito que nós avançamos muito”, afirmou.

Concurso INSS: falta de servidores

Viviane Peres, diretora de Políticas Sociais da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), não minimizou o problema, mas avalia que esses problemas passam pela falta de servidores. Veja:

  • “Nós perdemos, nos últimos dez anos, mais de 20 mil servidores. Houve alguns concursos, mas insuficientes para repor o quadro funcional. Sem concurso, a gente vê alterações nos lugares da fila. Se antes a gente tinha uma fila na frente das agências, essa fila passou para uma agenda e agora ela passa por análise”, frisou.
  • “Não estou dizendo que sou contra as tecnologias, mas o público que busca a política previdenciária necessita também do atendimento presencial”, continuou.

Registra-se que há interesse na realização de um novo concurso INSS em 2022. O presidente Leonardo Rolim já ressaltou a intenção de abrir novo edital antes das eleições, marcadas para outubro de 2022.

Concurso INSS: panorama

A equipe de jornalismo do Direção Concursos conseguiu acesso exclusivo ao pedido de concurso INSS realizado pela entidade. Ao todo, foram pedidas 7.575 vagas, sendo essas divididas entre Analistas e Técnicos. Veja:

  • Técnicos: 6.004 vagas
  • Analistas: 1.571 vagas

Conforme o pedido, há 23.667 cargos vagos na entidade atualmente e 39.162 aposentadorias acumuladas de acordo com levantamento do mês de abril. Confira o documento do pedido na ÍNTEGRA.

Em resposta dada há algum tempo, o concurso INSS tinha programação de novo edital retomado em 2022, após o término do contrato dos servidores temporários.

  • “A estimativa é, até maio de 2021, ter concluído o dimensionamento e planejamento de recursos humanos de médio e longo prazo, que permitirá a programação de concursos a partir de 2022, quando acabam os contratos dos temporários”, respondeu o INSS.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe.

Resumo concurso INSS

  • Situação: Solicitado para 2022
  • Última prova: 2016
  • Última banca: Cespe
  • Cargos: Técnico e Analista
  • Escolaridade: superior (conforme a solicitação)
  • Vagas do último edital: 950 (800 técnicos e 150 analistas)
  • Remuneração inicial: R$ 5.400 (técnicos) a R$ 8.300 (analistas)
  • Último edital INSS
  • Última prova INSS e gabarito
  • Cursos completos aqui
notícias concurso INSS

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.