Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INSS: deputados defendem convocações de aprovados

Concurso INSS: deputados defendem convocações de aprovados

Deputados federais enviaram análise ao Ministério da Economia para que mais aprovados do último concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sejam convocados. O edital do último concurso INSS ocorreu em 2016.

No pedido, a deputada Edna Henrique (PSDB-PB) pede que a União tome todas as medidas para a criação, reabertura ou ampliação dos serviços de assistência social para pessoas em situação de rua.

Com isso, o deputado federal Pedro Augusto Palareti (PSD/RJ) sugeriu ao Ministério da Economia que os aprovados do último concurso INSS, em todas as áreas, fossem convocados – inclusive, todos aprovados que se encontravam no Cadastro de Reserva.

No último concurso público, foram ofertadas 150 vagas para Analista do Seguro Social. Atualmente, não há previsão de realização de novo concurso público.

Posicionamento mais atual é de que um novo concurso só ocorra a partir de 2022. Em 2020, órgão não enviou nenhum pedido de realização de concurso público.

A autarquia calcula que novos concursos públicos só serão calculados a partir de 2022, período em que os contratos temporários terminam.

Com mais de 17 mil inscritos no processo seletivo para temporários, o INSS afirmou que passa por grandes mudanças na estrutura.

Nas palavras do órgão, estudos estão sendo realizados sobre a “real necessidade de pessoal e suas qualificações”para, futuramente, enviar pedido para “recomposição da mão de obra, com base na nova realidade do INSS”

A expectativa, em nota em maio deste ano, é de que os temporários ajudarão a zerar o estoque de requerimentos e análises de processos.

concurso inss 2

Sindicato alerta para falta de servidores

De acordo com o sindicato da categoria (Fenasps) em nota de janeiro deste ano, são necessários 23 mil novos servidores para que a situação da falta de servidores públicos se resolva.

Ainda de acordo com o Fenasps, cerca de um terço da força de trabalho na autarquia se aposentou nos últimos cinco anos, período em que houve apenas um concurso público, em 2015.

“Além do caos estrutural por falta de equipamentos e problemas nos sistemas de lógica operacionais, seria necessária a contratação de pelo menos 23 mil novos servidores para atender à demanda estimada em aproximadamente 1 milhão e 800 mil processos represados na fila virtual, e outros milhares em análise”, afirmou a nota do sindicato.

Dados do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário apontam que há uma fila virtual com mais de 1,5 milhão de pessoas esperando para serem atendidas pelo INSS.

Resumo do concurso INSS

  • Situação: sem previsão
  • Última prova: 2016
  • Última banca: Cespe (Cebraspe)
  • Cargos: Técnico e Analista
  • Escolaridade: médio e superior
  • Vagas: 950 (800 técnicos e 150 analistas)
  • Remuneração inicial: R$ 5.400 (técnicos) a R$ 8.300 (analistas)
  • Último edital INSS
  • Última prova INSS e gabarito
  • Cursos completos

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concurso mp am e mais

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.