Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INSS: déficit de Técnicos aumenta 25% em sete meses

Concurso INSS: déficit de Técnicos aumenta 25% em sete meses

Com dados recentes obtidos pela equipe de jornalismo do Direção Concursos, de maio até novembro, o número de cargos vagos de Técnicos do Seguro Social aumentou aproximadamente 25%. Enquanto isso, o número de vacâncias para Analista do Seguro Social aumentou 3%.

Em maio, de acordo com dados do próprio órgão, havia 14.850 cargos vagos de Técnico, decorridos de várias razões, como aposentadorias, exonerações, demissões e outros.

No entanto, até o dia 20/11, o INSS informou que os cargos vagos de Técnicos registrados no sistema do órgão é de 18.589. Ou seja, em sete meses, 3.739 servidores saíram do INSS, o que demonstra que a situação da falta de servidores ainda não foi solucionada.

Com isso, o aumento de cargos vagos para o cargo é de aproximadamente 25%.

Já para o cargo de Analista do Seguro Social o percentual do aumento do déficit foi menor. Em maio, o órgão registrava 2.247 cargo vagos enquanto em novembro, o número aumento para 2.316. Ou seja, foi um aumento de 69 servidores, o que equivale a aproximadamente 3%.

Cargo Mês Déficit
Técnico do Seguro Social maio 14.850
Técnico do Seguro Socia novembro 18.589
Analista do Seguro Social maio 2.247
Analista do Seguro Social novembro 2.316

E o concurso INSS?

A última movimentação que trazia sinais de um possível concurso INSS ocorreu na audiência de mediação entre o INSS e o MPF para tratar da Ação Civil Pública que pedia uma nova seleção.

Na audiência, foi acordado que o INSS enviaria relatórios mensais de eficiência, mostrando a evolução do estoque de processos. A próxima reunião está marcada para o próximo ano.

Outra novidade é que o próximo certame pode ser só para Técnico, devido a uma alteração provida da MP 905/2019, que retirou a atividade de Seguro Social do INSS. Saiba mais aqui.

Confira os pacotes completos para o concurso INSS

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.