Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INSS: governo deve ceder civis para atuar no órgão

Concurso INSS: governo deve ceder civis para atuar no órgão

Para evitar um confronto com o TCU, o governo deve incluir servidores civis na proposta que, inicialmente, contrataria cerca de 7 mil militares para atuar no INSS. Os estudos focam na alternativa de convocar ex-servidores aposentados.

A iniciativa de contratar somente militares chamou a atenção do Ministério Público ligado ao TCU. Em uma representação realizada pelo procurador Lucas Rocha Furtado, a atitude do governo foi considerada como uma “nítida reserva de mercado”.

Por isso, para evitar confronto direto com o tribunal, o governo estuda alternativas. A equipe econômica realiza estudos para saber como a contratação de civis seria realizada. A ideia inicial é de avançar uma proposta sobre o tema até a semana que vem.

Já o decreto do Executivo para contratação de militares deve ser editado ainda nesta semana, aguardando somente acertar algumas questões com o TCU. Lembrando que a participação de militares será ampla, indo de setores como obras de infraestrutura até educação.

A contratação de militares é permitida devido a aprovação da previdência da categoria, que ampliou a atuação dos militares em serviços. No entanto, a convocação de ex-servidores aposentados ainda precisa de regulamentação própria.

Veja abaixo a explicação do prof. Arthur Lima:

Categorias protestam

No dia 24 de janeiro, sindicatos e parte dos servidores do INSS pretendem realizar manifestações em diversas gerências e unidades de trabalho. Uma greve não é descartada.

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) emitiu nota repudiando a atitude. Além disso, a federação questionou a competência dos militares para desempenharem as atividades no órgão.

Estava estudando para o INSS? Confira outras oportunidades que devem acontecer em 2020

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.