Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INSS: Fenasps questionará mudança de posição do MPF por certame

Concurso INSS: Fenasps questionará mudança de posição do MPF por certame

Em nota, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores de Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) anunciou que questionará o Ministério Público Federal (MPF) por mudança de posição sobre a exigência de um concurso INSS.

Em 2019, o MPF entrou em uma Ação Civil Pública exigindo a realização de um concurso INSS para preencher deficit aproximado de 21 mil servidores públicos.

No entanto, segundo Fenasps, no dia 16 de novembro, o MPF assinou termo de acordo fixando prazos e metas para a análise dos pedidos acumulados, mas não cobrou a realização de concurso INSS.

“Há uma contradição evidente entre as duas decisões, sendo que sem a realização de concurso não há como cumprir as metas e prazos estabelecidos no termo de acordo (que, para entrar em vigor, depende, ainda da homologação do Supremo Tribunal Federal – STF)”, disse o diretor da Fenasps, Moarcir Lopes.

Isto porque há um enorme déficit de pessoal que é a causa do represamento de processos no INSS, prejudicando milhares de segurados que ficam meses aguardando pela concessão do benefício”, continuou.

Segundo diretor, a assessoria jurídica da entidade estuda a elaboração de um questionamento ao MPF.

Acordo assinado entre AGU e MPF

Segundo o acordo assinado entre AGU e MPF, o INSS terá limites de 30 a 90 dias, a depender do benefício ou auxílio solicitado.

Para análise de auxílio-doença, por exemplo, o órgão terá 45 dias para finalizar a análise das solicitações.

No caso de pensão por morte, por outro lado, esse prazo é de 60 dias. Auxílio maternidade, por sua vez, terá um limite de 30 dias.

Vale o registro de que esses prazos só começam a valer, após o acordo ser homologado pelo STF.

Esse hiato temporal será necessário para o INSS e a Subsecretaria de Perícia Médica Federal construam fluxos de operação que viabilizem o cumprimento dos prazos estabelecidos.

Qual a situação do concurso INSS?

Um novo concurso INSS é previsto para acontecer somente a partir de 2022, segundo a autarquia. O órgão não enviou nenhum pedido para concurso INSS para este ano, porque estão estudando sobre a real necessidade de pessoal.

A autarquia calcula que novos concursos públicos só serão calculados a partir de 2022, período em que os contratos temporários terminam.

Com mais de 17 mil inscritos no processo seletivo para temporários, o INSS afirmou que passa por grandes mudanças na estrutura.

Nas palavras do órgão, estudos estão sendo realizados sobre a “real necessidade de pessoal e suas qualificações”para, futuramente, enviar pedido para “recomposição da mão de obra, com base na nova realidade do INSS”

A expectativa, em nota em maio deste ano, é de que os temporários ajudarão a zerar o estoque de requerimentos e análises de processos.

“A estimativa é, até maio de 2021, ter concluído o dimensionamento e planejamento de recursos humanos de médio e longo prazo, que permitirá a programação de concursos a partir de 2022, quando acabam os contratos dos temporários”, disse órgão.

Lembrando que, apesar das 8 mil vagas temporárias disponíveis, dados de novembro de 2019, mostram que o déficit de servidores efetivos é bem maior.

De Técnicos de Seguro Social, havia uma vacância de 18.580 funcionários, enquanto de Analistas, o número chegava a 2.316.

concurso inss 2

Resumo concurso INSS

  • situação: previsto para 2022
  • cargos: Analista e Técnico do Seguro Social
  • escolaridade: nível médio e nível superior
  • remuneração inicial: de R$ 5.400 até R$ 8.300
  • último concurso: edital Cebraspe, 2016
  • Cursos para o INSS: clique aqui

Está te faltando motivação e disciplina? São dois fatores que mudam o seu destino no mundo dos concursos. Confira a dica rápida do professor Ronaldo Fonseca:

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
concurso inss 1
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.