Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso MAPA: auditores agropecuários ameaçam paralisação

Concurso MAPA: auditores agropecuários ameaçam paralisação

Após o Congresso Nacional aprovar a inclusão de aumento a servidores da PF, PRF e Depen no Orçamento de 2022, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA) demonstrou a insatisfação da categoria por ter sido ignorada no reajuste e marcou, para o próximo dia 27 de dezembro, assembleia que pode ter como consequência a paralisação das atividades de fiscalização (concurso MAPA).

De acordo com o sindicato, a categoria é fundamental para a segurança alimentar do Brasil e não houve, por parte do Governo Federal, critério de priorização ao conceder aumento salarial somente para alguns servidores.

O sindicato também se queixou da falta de auditores fiscais federais agropecuários que, segundo a categoria, está com déficit de mais de 1.620 funcionários devido a não realização de concursos.

CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!

Concurso MAPA: novo concurso já foi solicitado por ministra

Já está com a mesa diretora da Câmara dos Deputados o requerimento que pede informações ao ministro Paulo Guedes sobre o pedido de concurso MAPA solicitado pela ministra Tereza Cristina em maio.

De acordo com a ministra, um novo edital é necessário para suprir a carência de servidores em atividades essenciais desenvolvidas pelo órgão.

Segundo dados do Sindicato de Auditores Fiscais Federais Agropecuários, o ministério necessita de 350 novos auditores para atendimento à demanda do MAPA.

Vale a pena ressaltar que em julho deste ano foi publicada portaria de remoção de servidores da defesa agropecuária no âmbito da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Confira mais!

Organizado pela Esaf, o último concurso MAPA aconteceu em 2017 e ofertou 300 vagas para o cargo de Auditor Federal Agropecuário, que exigia nível superior de formação em Medicina Veterinária.

À época, o edital ofertou salário inicial de R$ 14.584,71 e os candidatos foram submetidos à três etapas:

  • Prova objetiva
  • Prova discursiva
  • Prova de títulos acadêmicos

Foram cobradas disciplinas de Línfgua Portuguesa, Língua Inglesa ou Espanhola, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Ética Pública, Informática Básica, além de conhecimentos específicos.

Resumo

  • Situação: solicitado
  • Vagas: a definir
  • Remuneração inicial: iniciais de R$ 14 mil
  • Banca: não definida
  • Escolaridade: Ensino Superior
  • Cargo: Auditor Federal Agropecuário
  • Link para o último edital

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.