Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Ministério da Saúde: “Há muito tempo é proibido”, diz Mandetta

Concurso Ministério da Saúde: “Há muito tempo é proibido”, diz Mandetta

Em meio à pandemia do novo coronavírus o Brasil se viu refém da saúde pública e a importância do Ministério da Saúde, assim como seu representante e sua equipe técnica, veio a tona como peça fundamental para o enfrentamento e gestão da crise mundial (concurso Ministério da Saúde).

Em entrevista concedida nesta terça-feira (16/6), o ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, que foi exonerado após divergências com o então presidente da república, Jair Bolsonaro, destacou que a falta de atrativos para os profissionais e a “proibição” de concursos públicos por representantes da Economia são parte das consequências da falta de reforço na Pasta.

“Há muitos anos o pessoal do planejamento proíbe a realização de novos concursos e proíbem qualquer tipo de atrativo para que a pessoa se dedique à saúde pública no Ministério da Saúde. Então, nós temos técnicos com 30, 40 anos de Ministério da Saúde que são da época de quando ainda faziam concursos […] esses são os primeiros a sofrerem quando fazem a retirada – troca do Ministro da Saúde”.

Além disso, Mandetta destacou que a troca e substituição de técnicos de carreira dentro do Ministério por militares sem experiência equivalente trará graves consequências que serão apresentadas no decorrer do tempo.

Para Mandetta a grave situação que envolve a troca repentina de Ministros da Saúde não é uma novidade já que há muitos anos o Ministério é usado como barganha política.

“No lugar desse pessoal de 30, 40 anos – de Ministério – estão colocando militares. O Ministério da Saúde um dia poderá ser olhado com maior carinho pelos presidentes […] é um Ministério muito utilizado para “toma lá da cá” […] A gente sempre viu o Ministério sendo usado em barganhas políticas”, afirmou.

Concurso Ministério da saúde: entrevista com Mandetta

Essa não é a primeira vez que Mandetta se posiciona sobre a necessidade de pessoal e a realização de concursos públicos para a área da saúde.

Em coletiva de imprensa realizada no dia 8 de abril, o ex-ministro da Saúde cobrou a reposição de servidores no quadro de pessoal no estado do Rio de Janeiro, que na época era o epicentro do coronavírus.

De acordo com a autoridade “são hospitais – do estado do Rio – que o Brasil vai ter que decidir: ou vai fazer um novo concurso público ou vai partir para a contratação de terceirizados, organizações sociais. Mas, nós teremos que decidir porque naqueles hospitais, a grande maioria da força de trabalho está acima dos 50 anos de idade”.

Concurso Ministério da Saúde: edital para temporários

Em maio deste ano, o Ministério da saúde publicou um Processo Seletivo com o objetivo de contratar 5.158 profissionais de forma a atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

Desse total, 2.360 vagas são para cargos de nível médio (técnico) e 2.798 vagas são para profissionais de nível superior.

O objetivo das contratação era a prestação de serviços de assistência e apoio à saúde, visando o combate ao novo coronavírus. De acordo com a Portaria Interministerial nº 12.683/2020, os contratos terão duração de 6 meses ou enquanto durasse o período de calamidade pública.

Os salários ofertados eram de R$ 1.700 a R$ 11.000 para jornadas de trabalho que variam de 24 a 40 horas semanais de trabalho.

As vagas foram divididas entre os seguintes cargos:

FunçãoNúmero de vagas
Técnico em Enfermagem2.259
Técnico de Laboratório101
Médico Intensivista192
Enfermeiro Intensivista100
Fisioterapeuta Intensivista60
Médico (Unidade aberta)606
Médico (UBS)18
Enfermeiro698
Fisioterapeuta684
Farmacêutico102
Nutricionista57
Biomédico61
Fonoaudiólogo120
Psicólogo100

Assinatura ilimitada

Com nossa Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos, inclusive concursos para a carreira bancária. Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve.

Então, clique abaixo e confira:

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.