Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso MPU: Câmara aprova transformação de cargos

Concurso MPU: Câmara aprova transformação de cargos

A Câmara dos Deputados aprovou a transformação de 141 cargos efetivos de técnico do Ministério Público da União (concurso MPU).

O Projeto de Lei 813/21 transforma os cargos de técnico do Ministério Público da União em 8 cargos de procurador de Justiça e em 164 cargos em comissão no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

A proposta foi apresentada pelo chefe do Ministério Público da União (MPU), o procurador-geral da República, Augusto Aras. A proposta seguirá para o Senado.

De acordo com o Augusto Aras não haverá aumento de despesas, “ao menos em um primeiro momento”.

Ainda de acordo com Aras, a transformação dos cargos foi uma solicitação do próprio MPU em razão da nova sistemática de arquivamentos que aumentará a quantidade de procedimentos.

O texto foi aprovado com emenda da relatora, Celina Leão, que especifica que estes cargos em comissão serão obrigatoriamente preenchidos por servidores públicos efetivos.

Concurso MPU: novo edital previsto

No momento, um concurso MPU está com expectativa a partir de 2022 para 2023. Informação foi dada pelo diretor do SindMPU, Adriel Gael.

De acordo com dirigente, um novo concurso MPU só deve ocorrer no próximo ano e voltado para o cargo de Agente em Segurança. Para o restante dos cargos, seleção deve ocorrer somente pelo final de 2022 até 2023.

O vislumbre de um concurso MPU mais próximo seria para o cargo de Agente de Segurança, em uma nova gestão Aras ou na próxima gestão.

“Eu creio que para o próximo ano, no primeiro semestre, se o doutor Aras for reconduzido ou um novo PGR, traga novamente o concurso”, comentou Gael sobre o cargo de Agente de Segurança.

Além disso, o certame de 2018 teve a prorrogação da suspensão do prazo de validade, que voltará a correr apenas em janeiro de 2022.

O concurso MPU 2018 foi homologado em dezembro do mesmo ano e, com as suspensões do prazo, ainda tem um bom caminho de vigência pela frente. Veja detalhes aqui!

Veja o material exclusivamente voltado para os cargos do MPU:

senado e mais

Resumo concurso MPU

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concursos publicos
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.