Cresce a expectativa pelo novo concurso PC BA (Polícia Civil da Bahia) que já tem banca definida e pode ter o edital publicado a qualquer momento.
A expectativa é que sejam oferecidas 1.000 vagas distribuídas entre os cargos deEscrivão, Investigador e Delegado.
Mas você sabe o que quais as funções de um delegado? Confira as atribuições da função abaixo:
Concurso PC BA: atribuições
De acordo com o edital do último concurso PC BA, realizado em 2018, as atribuições para delegado são as seguintes:
instaurar e presidir inquéritos policiais, formalizar o termo circunstanciado de ocorrência e outros procedimentos legais, instrumentos e atos oficiais, no âmbito de sua competência;
exercer as atribuições previstas na legislação processual penal da competência da autoridade policial;
planejar, dirigir, supervisionar e fiscalizar as atividades de investigação dos servidores policiais civis;
planejar, dirigir, supervisionar, fiscalizar e avaliar as atividades operacionais e administrativas do órgão ou unidade policial sob sua direção;
no curso de procedimentos, compete-lhe: expedir ordens de serviço, intimações e requisitar condução coercitiva, em caso de descumprimento injustificado;
comparecer ao local de crime e requisitar a realização de exames periciais necessários para o esclarecimento do fato;
representar pela instauração de incidente de sanidade mental do indiciado;
representar à autoridade judiciária pela decretação de medidas cautelares, reais ou pessoais, ou ainda, quaisquer modalidades de prisões provisórias e pela concessão de mandados de busca e apreensão;
solicitar, fundamentadamente, informações e documentos a entidades públicas e privadas;
requisitar serviços e técnicos especializados de órgãos públicos, de concessionárias e permissionárias de serviço público, para esclarecimento de questões que possam subsidiar a apuração de infrações penais;
dirigir e supervisionar operacionalmente, com exclusividade, a atividade de investigação criminal e o exercício da polícia judiciária, exceto quando relacionadas à matéria sob jurisdição militar; assegurar, no âmbito de sua competência, a unidade da investigação policial, bem como a eficácia dos princípios institucionais da Polícia Civil;
adotar medidas necessárias ou participar de programas e operações, com vistas à prevenção, repressão e controle da criminalidade;
proceder a estudos, levantamentos e análises de ocorrências policiais e criminais, visando à criação e ao desenvolvimento de programas, métodos, técnicas e rotinas do trabalho policial;
participar de estudos e pesquisas de natureza técnica ou especializada sobre administração policial;
prestar assessoramento em assuntos relacionados com a segurança pública e com a administração policial;
Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.
Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.