Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PC ES: 401 são nomeados; e o próximo edital?

Concurso PC ES: 401 são nomeados; e o próximo edital?

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 20 de outubro, o governador Renato Casagrande, assinou decreto que nomeou 401 novos servidores para a Polícia Civil do Espírito Santo (concurso PC ES).

Ao todo são 85 novos escrivães, 147 investigadores, 5 psicólogos, além de 77 peritos criminais, 53 auxiliares de perícia médica legal, 29 médicos legistas e 5 assistentes sociais para o efetivo da PC ES.

De acordo com o governador, a entrada dos novos servidores promoverá impacto no combate à criminalidade no estado.

O delegado-geral da PC ES, José Darcy Arruda, e o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, também participaram da cerimônia de posse.

Concurso PC ES: e o edital para delegado?

O concurso PC ES para o cargo de delegado teve movimentação em maio deste ano, quando foi formada a comissão do certame com servidores do órgão.

Mas as últimas informações que se tem do concurso PC ES é que foi sancionada a lei que altera lei anterior sobre o ingresso no cargo de delegado e demais cargos na corporação.

O último concurso realizado para delegado da PC ES aconteceu em 2019 e teve o Instituto Acesso como banca responsável pelo edital.

As provas chegaram a acontecer, mas foram anuladas após a denuncia de irregularidades na correção das provas discursivas.

Já noticiamos que na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, parlamentares denunciaram a falta de efetivos na Polícia Civil do estado.

Conforme disse o deputado estadual Delegado Danilo Bahiense, a quantidade do quadro de pessoal não é suficiente para atender necessidades da população. Em suas palavras, o Estado conta com o seguinte quantitativo:

  • 265 agentes de polícia,
  • 31 auxiliares de perícia,
  • nove assistentes sociais,
  • 245 delegados de polícia,
  • 286 escrivães,
  • 924 investigadores,
  • 37 médicos legistas e
  • 217 peritos oficiais criminais.

A equipe de jornalismo do Direção Concursos entrou em contato com a assessoria de imprensa da PC ES. De acordo com a comunicação do órgão, o concurso PC ES de delegados já tem banca definida e o processo segue sob análise da Procuradoria Geral do Estado:

Concursos ES em 2022

Vale a pena ressaltar que por meio do Instagram, o deputado Bruno Lamas informou que o Governo do Estado do Espírito Santo entregou em seu gabinete a relação de concursos públicos (concursos ES) que podem acontecer nos anos 2021/2022.

Entre os concursos está o edital para delegados da PC ES, com previsão de 40 vagas. Confira o documento:

Resumo concurso PC ES

concursos publicos

Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.