Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PC MG: saiba a função dos técnicos e analistas

Concurso PC MG: saiba a função dos técnicos e analistas

O edital do concurso para a Polícia Civil de Minas Gerais (concurso PC MG) é uma das grandes novidades para o ano de 2020. São 1.514 vagas solicitadas para diversos cargos.

Com a autorização em análise pelo governo, a solicitação prevê o preenchimento de vagas nos cargos de técnico e analista da PC MG, destinados a candidatos de níveis médio e superior em diversas especialidades.

De acordo com a assessoria do órgão, as vagas serão distribuídas da seguinte forma:

  • 80 Analistas;
  • 201 Delegados;
  • 317 Escrivães;
  • 689 Investigadores;
  • 51 Peritos;
  • 16 Médicos Legistas;
  • 160 Técnicos Assistentes.
senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

A oferta de vagas para cargos de técnicos e analistas em concursos policiais são uma raridade e, por isso, muitos candidatos se questionam sobre quais as atividades a serem desempenhadas por estes servidores.

Veja abaixo todos os detalhes das atribuições dos técnicos e analistas do novo concurso PC MG.

Atribuições do cargo de técnico no concurso PC MG

O Técnico Assistente da Polícia é aquele profissional responsável por executar as tarefas de apoio técnico, administrativo e logístico, atuando no suporte às atividades de educação e saúde, efetuando atendimentos e prestando informações ao público.

É responsável ainda pela condução de veículos, coleta de impressões digitais e dados biográficos para a identificação civil, realização de vistoria e coleta de dados para o registro e o licenciamento de veículo automotor e para a habilitação de condutor, compatíveis com o nível intermediário de escolaridade, em particular o exercício de atividades de apoio logístico em órgãos e unidades da Polícia Civil.

O último edital ofereceu 866 vagas para candidatos de nível médio e candidatos com curso técnico nas áreas de Consultório Dentário (ACD), Enfermagem, Patologia Clínica e Radiologia

Atribuições do cargo de analista no concurso PC MG

O Analista da Polícia é o profissional responsável por executar as atividades de natureza administrativa nas áreas contábil, jurídica, estatística, tecnológica, biblioteconômica, de cerimonial, de relações públicas, de informação, de comunicação, de gestão, de logística, de engenharia e arquitetura, de educação, de saúde e psicossocial, em especial as funções de identificação civil, registro e licenciamento de veículo automotor e habilitação de condutor, compatíveis com a respectiva formação em nível superior de escolaridade.

No último edita foram oferecidas 414 vagas para o cargo dentro das seguintes especialidades:

  • Administração de Empresas, Gestão Pública, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Informação, Ciências Contábeis, Comunicação social, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Estatística, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Sociologia, Tecnologia da Informação, Odontologia e Medicina.

Concurso PC MG: remuneração

Em fevereiro deste ano foi aprovado, em primeiro turno, o projeto de lei que reajustava em 41,7% o salário dos policiais militares e civis de Minas Gerais, porém o governo decidiu por conceder o aumento de apenas 13%.

Segundo o governo, se o percentual reivindicado fosse sancionado, a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal seria inviabilizada. O reajuste será pago de forma escalonada até dezembro de 2022.

Conforme o Portal da Transparência do órgão, a remuneração atual dos servidores é de:

Perito e médico legista

concurso PC MG estrutura remuneratória para os cargos de Perito Criminal e Médico Legista
Concurso PC MG

Remuneração do cargo de Delegado

concurso PC MG

Remuneração para Escrivão e Investigador

Resumo do concurso

Está te faltando motivação e disciplina? São dois fatores que mudam o seu destino no mundo dos concursos. Confira a dica rápida do professor Ronaldo Fonseca:

Assinatura Ilimitada

Não se esqueça: o Direção Concursos oferece a forma mais barata para você estudar com o edital já publicado!

Na assinatura ilimitada mensal, você não compromete o limite do seu cartão e pode usar o melhor material para se preparar em alto nível até o dia da prova.

Você pode ter tudo isso clicando na imagem abaixo e realizando a sua assinatura, com um plano de estudos enxuto, efetivo e que cabe no seu bolso.

concurso MP GO

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.