Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PCDF: dicas de como se preparar para a prova discursiva

Concurso PCDF: dicas de como se preparar para a prova discursiva

O novo edital para Agente da PCDF foi publicado e trouxe a oferta de 1.800 vagas para candidatos de nível superior (concurso PCDF).

Além das disciplinas de contabilidade e estatística (novidades para a maioria dos concurseiros) os candidatos deverão se preparar para a prova discursiva, que faz parte da primeira etapa da avaliação.

Redigir um texto aterroriza a maioria dos candidatos, principalmente pelo fato do tema ser divulgado apenas no momento da prova, prevista para 18 de outubro de 2020.

De acordo com o edital, a prova discursiva valerá 30,00 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas de atualidades.

Cursos da área
Confira os cursos do Direção para esta área de estudos

A prova discursiva de cada candidato será submetida a duas avaliações: uma avaliação de conteúdo e uma avaliação do domínio da modalidade escrita da Língua Portuguesa.

O professor do Direção Concursos e especialista em provas discursivas Sérgio Varella destaca que apesar do tema não estar disponível no edital, o candidato pode usar provas anteriores como base.

“Há grandes possibilidades do tema estar relacionado às atribuições do Agente da PCDF na sua atuação. O cebraspe tem feito isso em provas anteriores de concursos para a carreira policial. Um exemplo seria como o cargo ou a PCDF poderia contribuir para a segurança e até mesmo para a saúde no Distrito Federal. O impacto positivo que o desempenho da atividade pode trazer “, destacou.

Concurso PCDF: dicas e materiais de estudos

Como já trouxe o edital, o candidato terá de dissertar sobre temas da atualidade e diante das “novidades” na área da saúde e economia o candidato deve estar atento aos noticiários.

Pode parecer óbvio mas durante a preparação para uma prova dissertiva é essencial a escrita e também a leitura para que se tenha capacidade para responder com clareza aquilo que foi proposto bela banca organizadora.

“O candidato pode dedicar de 10 a 15 minutos do seu dia para grandes portais de notícias nacionais e até mesmo notícias locais do Distrito Federal, já que a Polícia desempenha as atividades nesta região”, afirma.

Além disso, existem ferramentas que proporcionam ao candidato a correção e orientação individual o que potencializa ainda mais sua preparação.

No curso específico para a prova dissertativa do cargo de Agente, o aluno terá acesso a correção individualizada e simulados baseados em provas anteriores com temas da atualidade.

A boa notícia é que a plataforma também prepara para a prova de Escrivão com um valor acessível. Confira no link abaixo:

Veja todos os detalhes clicando aqui!

Concurso PCDF: como foram as últimas provas discursivas?

O último edital da PCDF, publicado em 2013, também contou com a avaliação discursiva para o cargo de Agente. Os candidatos tiveram que dissertar a respeito do seguinte texto:

Concurso PCDF: última prova discursiva

Foram observados os seguintes aspectos:

  • percepções diversas acerca das armas, de instrumento de proteção a símbolo de morte e destruição; [valor: 13,00 pontos]
  • efeito educativo pretendido com a proibição da venda de armas de brinquedo; [valor: 13,00 pontos]
  • limitações de uma medida legal como a proibição de venda de armas de brinquedo. [valor: 12,00 pontos]

Resumo concurso

Assinatura ilimitada

Com nossa Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos, inclusive concursos federais e municipais. 

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve.

Então, clique abaixo e confira:

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.