Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PCDF: deputado cobra esclarecimentos sobre irregularidades

Concurso PCDF: deputado cobra esclarecimentos sobre irregularidades

O laudo pericial que demonstrou diversas irregularidades no concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal (concurso PCDF) repercutiu até a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Um deputado distrital cobrou esclarecimentos do delegado-geral e da corporação sobre quais medidas estão sendo tomadas.

O deputado em questão foi o Reginaldo Veras (PDT), que expôs a situação das diversas irregularidades apontadas pelo laudo pericial.

Foram apurados vazamento de questões, celulares em salas de aula que não foram recolhidos e outra série de atitudes consideradas “inadmissíveis” pelo parlamentar.

“O que causa mais estranheza, é que a PCDF não liberou uma nota”, criticou o deputado. “É muito importante que seja publicada uma nota de esclarecimento de que procedimentos estão sendo adotadas para averiguar essas potenciais irregularidades”.

No momento, há uma ação popular que pede que as possíveis fraudes sejam apuradas. Na ação, é pedida uma investigação da PCDF e do Ministério Público, e que o certame seja suspenso enquanto não haja respostas para as denúncias.

A Ação Civil Pública ainda pede que, caso seja comprovada fraude, que o concurso PCDF seja anulado, com reaplicação das provas objetivas para todos os candidatos.

Mais detalhes sobre o laudo pericial

O grupo de interessados buscou um profissional especializado em perícia digital para tentar comprovar que as 18 fotos veiculadas na internet foram tiradas durante a prova da PCDF.

Como metodologia, realizou-se a análise perceptiva das imagens/fotos do material desta perícia, consultas de informações de georreferenciamento no site do Google Maps, bem como a verificação dos “metadados” das respectivas imagens/fotos, que são informações ocultas encontradas em arquivos digitais.

Pelos dados contidos nas fotos (metadados), identificou-se que todas as fotos foram tiradas do mesmo aparelho de celular, qual seja, da marca “Samsung” modelo “SM-J8 10M”.

O laudo sugere: “Ademais, com relação às datas e horários em que as fotos foram registradas pelo aparelho de celular em questão, evidencia-se que foram tiradas em 22/08/2021, entre 14:22h e 14:39h”, ou seja, durante a aplicação das provas. Saiba mais sobre o laudo e a ação que pede a anulação das provas nesta matéria.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!

todos os cursos para concursos públicos

Resumo concurso PCDF

  • Banca: Cebraspe
  • Situação: provas realizadas
  • Cargo: Agente e escrivão
  • Vagas: 600 + CR (1.200) e 300
  • Escolaridade: nível superior em qualquer área e tecnólogo;
  • Remuneração inicial: R$ 9.394,65

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concursos publicos
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.