Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PCDF: Justiça pede explicações sobre possível fraude

Concurso PCDF: Justiça pede explicações sobre possível fraude

A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Prodep) solicitou informações à Polícia Civil e ao Cebraspe sobre a denúncia de possíveis fraudes nas provas do concurso da PCDF.

A informação foi repassada nesta sexta-feira (10/9) à equipe de jornalismo do Direção Concursos pela assessoria do MPDFT.

De acordo com a nota, a Promotoria ainda aguarda as informações a serem repassadas pela banca organizadora e pela PCDF. Veja a nota na íntegra:

Concurso PCDF - apuração de fraude
Concurso PCDF – apuração de fraude

Os esclarecimentos solicitados seriam relacionados ao envio de fotos do caderno de provas para o cargo de agente durante o horário de aplicação da avaliação, no dia 22 de agosto.

O que, de acordo com a PCDF, já está sendo investigado. Já de acordo com o Cebraspe, não há provas suficientes para a suspensão ou nulidade do certame.

Veja abaixo a nota encaminhada pelo Cebraspe à equipe de jornalismo do Direção Concursos:

“O Cebraspe reforça, mais uma vez, que não houve fraude ou fato que pudesse ensejar a anulação ou suspensão do certame da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Qualquer tentativa de macular a segurança do processo de ingresso tem os responsáveis identificados e eliminados do concurso, de modo que não haja prejuízo para os demais candidatos ou para a administração pública e garantindo-se, assim, a lisura do certame.”

Em contrapartida, um laudo pericial realizado por um perito de Goiânia, contrato pela comissão que pede a suspensão do concurso, concluiu que as fotos foram sim tiradas durante as provas.

todos os cursos para concursos públicos

Concurso PCDF: laudo aponta fraude

O grupo que pede a anulação do concurso PCDF está se movimentando nos bastidores para que supostas irregularidades no certame sejam esclarecidas.

O mais recente avanço foi um laudo, obtido com exclusividade pelo Direção Concursos, que comprovaria que fotos da prova de Agente foram tiradas, por um aparelho celular, de dentro de um dos locais de prova da seleção da Polícia Civil do Distrito Federal.

Cabe citar que há ação popular que pede que as possíveis fraudes sejam apuradas. A peça pede investigação da PCDF e do Ministério Público, e que o certame seja suspenso enquanto não haja respostas sobre as denúncias.

A Ação Civil Pública ainda pede que, caso seja comprovada fraude, que o concurso PCDF seja anulado, com reaplicação das provas objetivas para todos os candidatos.

O juiz responsável já citou a PCDF e o Ministério Público, bem como a banca Cebraspe. 

Veja todos os detalhes aqui!

Resumo do concurso

AGENTE

  • Banca: Cebraspe/ Cespe
  • Situação: retomado
  • Cargo: Agente
  • Vagas: 600 + CR (1.200)
  • Escolaridade: nível superior em qualquer área e tecnólogo;
  • Remuneração inicial: R$ 9.394,65
  • Provas: 22/8/21

ESCRIVÃO

  • Banca: Cebraspe/Cespe
  • Situação: retomado
  • Cargo: Escrivão
  • Vagas: 300
  • Escolaridade: nível superior em qualquer área e tecnólogo;
  • Remuneração inicial: R$ 9.394,65
  • Provas: 21/8/2021

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

concursos publicos
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.