Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PCDF: revogada a suspensão do certame

Concurso PCDF: revogada a suspensão do certame

Foi revogada nesta sexta-feira, 12 de novembro, a suspensão do concurso para a Polícia Civil do Distrito Federal (concurso PCDF).

No último dia 5, o certame foi suspenso após a ação ação civil pública interposta por candidatos do concurso que alegaram que o Cebraspe não observou, na correção das provas discursivas, o necessário decote na lista de cotas raciais dos candidatos aprovados nas vagas da ampla concorrência.

Na decisão, o juiz entendeu que não houve qualquer risco de violação à ação afirmativa, visto que o número de provas discursivas de candidatos negros supera o quantitativo de vagas previsto no edital.

Além disso, o juiz afirmou que a quantidade de provas discursivas a serem corrigidas relaciona-se com a cláusula de barreira, critério que não possui relação direta com o sistema de cotas, visto que a lei que impõe a reserva de 20% das vagas a candidatos negros nada dispõe sobre a cláusula de barreira.

No pedido dos candidatos, o Ministério Público afirmou que o Distrito Federal e o Cebraspe estão descumprindo a Lei nº 12.990/2014 (lei de cotas em concursos públicos).

Na decisão, o juiz entendeu que a banca examinadora do concurso PCDF e o DF não se dispuseram nesse sentido, revelando ser o que ele chamou de “verdadeiro ativismo judicial acolher o pleito liminar”.

Confira o inteiro teor da decisão aqui!

Justiça deferiu alteração de gabarito

No início de novembro, a justiça alterou o gabarito de uma das questões da prova objetiva (concurso PCDF).

O candidato havia solicitado a alteração de gabarito para uma questão de atualidades, uma de estatística e outra de contabilidade. No entanto apenas a questão de atualidades teve o gabarito alterado.

A questão que teve o gabarito alterado para ERRADO foi a seguinte: “A RIDE, em seu recorte territorial, é formada por municípios de três unidades da Federação: DF, GO e MG”.

O candidato alegou que, conforme o o art. 32 da Constituição Federal é claro ao dispor que o DF não pode ser divido em Municípios.

Já sobre as demais solicitações, foi concedida a seguinte decisão:

“Por corolário lógico, INDEFIRO o pedido de tutela quanto às questões 108 e 111. INDEFIRO, ainda, os pedidos de alínea “c”, por entender que ainda não é o momento processual adequado, devendo-se aguardar o efetivo contraditório, vez que a parte adversa pode, como tese de defesa, apresentar tais documentos. DEFIRO o pedido de gratuidade judiciária formulado pela parte demandante, na forma do art. 98 e ss. do CPC;”.

Confira mais informações aqui!

Resumo do concurso PCDF

AGENTE

  • Banca: Cebraspe/ Cespe
  • Situação: realizado
  • Cargo: Agente
  • Vagas: 600 + CR (1.200)
  • Escolaridade: nível superior em qualquer área e tecnólogo;
  • Remuneração inicial: R$ 9.394,65
  • Provas: 22/8/21

ESCRIVÃO

  • Banca: Cebraspe/Cespe
  • Situação: realizado
  • Cargo: Escrivão
  • Vagas: 300
  • Escolaridade: nível superior em qualquer área e tecnólogo;
  • Remuneração inicial: R$ 9.394,65
  • Provas: 21/8/2021
concursos publicos
Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.