Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PCDF: natação pode estar no TAF do edital de Agente; entenda

Concurso PCDF: natação pode estar no TAF do edital de Agente; entenda

Nesta quarta-feira (13/5), a portaria nº 49, de 07 de maio de 2020 foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal e trouxe novas disposições sobre a realização do concurso PCDF. Entre as mudanças, está a inclusão de natação na etapa do Teste de Aptidão Física.

Entenda o caso

A portaria, assinada pelo diretor-geral da PCDF Robson Cândido, trouxe diversas mudanças no regulamento da policia que determinava, entre outros pontos, as fases dos concursos PCDF e requisitos mínimos para o cargo.

As mudanças chamaram atenção, pois um novo concurso PCDF para Agente está prestes a sair e ainda não há informações se o edital será de acordo com o novo regulamento ou não. Ao ser perguntando pela equipe de jornalismo do Direção Concursos, o órgão não se manifestou.

Com isto, os novos candidatos podem se deparar com as seguintes mudanças:

  • o cargo exigirá CNH, categoria B ou superior em plena validade
  • a natação será parte dos exercícios do Teste de Aptidão Física
  • possível abertura para outras turmas para o Curso Formação

Além disso, a portaria trouxe, em detalhes mais específicos, regulamentações a respeito da reserva de vagas para Pessoas com Deficiência, para negros. E, outro ponto levantado, foi a questão das diretrizes para as mulheres que amamentam durante a prova. Você pode conferir mais informações nesta matéria.

CONCURSO PCDF
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concursos policiais com natação

Os concursos públicos mais conhecidos por terem natação são, geralmente, de Bombeiros. No entanto, na área policial, o concurso PF entra em destaque por cobrar esta etapa no Teste de Aptidão Física. No último certame, os índices mínimos de aprovação eram os seguintes:

Natação – 50 metros

  • homens: em 44 segundos
  • mulheres: em 54 segundos

Por simetria, é mais capaz que o concurso PCDF utilize as etapas da Polícia Federal como base. Mas à título de curiosidade, veja abaixo os índices mínimos da natação no último concurso Bombeiros DF:

Natação – 50 metros

  • homens: 1 minuto
  • mulheres: 1 minuto e 10 segundos

Treine para o TAF durante a quarentena

Preparar-se para o TAF é muito importante e não pode ser deixado de lado na preparação de um concurso público da área policial. Por isso, em tempos de quarentena, é importante manter o ritmo dos treinos e aperfeiçoar o treinamento para ser realizado em casa.

Pensando nisso e em todos os concurseiros que estudam para concursos públicos policiais, o Direção Concursos conversou com Márcio Valente, especialista em treinos para o TAF. Na matéria, fizemos uma análise do TAF do Depen, mas os exercícios recomendados por Valente valem para qualquer aluno da carreira policial, inclusive do concurso PCDF.

Clique aqui e confira a matéria na íntegra

Assinatura Ilimitada

Quer se preparar para o próximo concurso PCDF? Conheça nossa Assinatura Ilimitada, que conta com diversos pacotes completos de cursos de concursos públicos, inclusive a PCDF. Nela, você estudará por meio do PDF 2.0, uma ferramenta única que traz a solução para todos os problemas dos concurseiros. Há PDFs integrados com vídeos e questões, diversas cores de marcação e muito mais. Confira:

concurso pcdf
Materiais do Direção + questões do QConcursos! CUPOM BATIDAPOLICIAL com TEMPO LIMITADO!
concurso pcdf
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.