Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PF: com atraso no cronograma; como fica o edital?

Concurso PF: com atraso no cronograma; como fica o edital?

Certamente o concurso para a Polícia Federal (concurso PF) é um dos mais aguardados para os próximos meses. Em meio ao imbróglio que envolve a autorização e a publicação do edital, os prazos do cronograma pré-estabelecido pelo próprio órgão já venceram.

De acordo com o documento vazado em março, o contrato com a banca seria assinado no dia 23 de novembro e o edital deveria ser publicado no dia 8 de dezembro de 2020. No entanto, o impasse que envolve a autorização do concurso ainda está correndo.

O lado bom de todo o atraso, sem dúvida, é o maior prazo para estudos, mas como fica o concurso PF sem prazos e previsões para a publicação do edital?

De acordo com o professor Arthur Lima o órgão não seguir exatamente os prazos do cronograma é algo bastante comum no mundo dos concursos públicos.

“Dentro dos órgãos públicos temos um termo chamada ‘prazo impróprio’ que funciona como um norte ou uma diretriz para a execução do projeto, mas caso ele não seja seguido não há problema (punição) algum. Sabemos que antes do respeito ao cronograma existe toda uma discussão técnica e orçamentária e, por isso, é esperado que o planejamento sofra alterações mesmo”.

Conforme o cronograma, os prazos do concurso seriam os seguintes:

  • assinatura do contrato com a organizadora: 23 de novembro de 2020
  • publicação de edital: 08 dezembro de 2020
  • aplicação das provas objetivas e discursivas: 11 de abril de 2021
  • TAF: 12 a 13 de junho de 2021
  • aplicação do exame médico: 17 e 18 de julho de 2021
  • prova de digitação: 22 de agosto de 2021
  • avaliação psicológica: 26 de setembro de 2021
  • heteroidentificação de candidatos negros: 31 de outubro de 2021
  • avaliação de títulos: 22 a 26 de novembro de 2021
  • resultado final: 21 de dezembro de 2021
  • 1º Curso de Formação: janeiro de 2022
  • 2º Curso de Formação: julho de 2022

Mesmo com as alterações no cronograma esperado pela maioria dos concursos, o concurso PF é uma das certezas do governo que segue anunciando o quantitativo de vagas e estabelecendo como meta as novas contratações.

“O concurso vai atrasar, como de certa forma já poderia ser esperado, mas ainda podemos ter um planejamento com base na escolha da banca que pode ocorrer nos próximos meses”, afirmou o professor Arthur Lima.

Veja maiores detalhes no vídeo disponibilizado nesta quarta-feira (25/11) no canal do Direção News:

Concurso PF: atraso no cronograma

Concurso PF: novo edital com 2 mil vagas confirmadas

O número de vagas do concurso para a Polícia Federal (concurso PF) segue conforme o anunciado pelo governo. Após a possibilidade de redução para 1.400 oportunidades, a Fenapef confirmou à equipe de jornalismo do Direção Concursos que o número de vagas não foi vetado.

“O questionamento a respeito das 2 mil vagas realmente foi encaminhado pelo Ministério da Economia, mas o órgão atendeu aos ajustes técnicos necessários e o número foi mantido. A informação divulgada pelo jornal procede, porém é antiga”, afirmou a assessoria da Fenapef.

Tais ajustes técnicos já haviam sido apontados anteriormente pela Fenapef e, inclusive, seriam os responsáveis pelo atraso na autorização do certame.

Lembrando que na última quinta-feira (19/11) o presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar que o edital deverá ser publicado em breve. A informação foi dada por meio de redes sociais. Veja todos os detalhes aqui!

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.