Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PF: inquérito e ação penal não podem excluir candidato

Concurso PF: inquérito e ação penal não podem excluir candidato

Uma importante decisão foi tornada pública no último dia 16 de setembro e pode afetar milhares de candidatos em todo o país: é ilegítima a exclusão de candidato de concurso público (concurso PF) que responde a inquérito ou ação penal.

A notícia foi divulgada no portal oficial do tribunal Regional Federal da 1ª Região, após candidato eliminado do Curso de Formação da Polícia Federal ter sido excluído na fase de investigação social de vida pregressa.

Veja:

  • “Por ser eliminado do Curso de Formação da Polícia Federal na fase de investigação social devido aos registros criminais constantes na vida pregressa, um candidato acionou a Justiça Federal solicitando a reintegração ao certame.
  • Ao analisar o caso, a 6ª Turma entendeu que é direito do candidato continuar a formação tendo em vista que não há sentença condenatória transitada em julgado nem inquérito policial referentes às condutas por ele praticadas”, informa o TRF 1.
senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso PF: decisão referenda jurisprudência do STF

A decisão do órgão está de pleno acordo com jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), no informativo 828, baseado na presunção de inocência, visto que o processo não transitou em julgado (clique aqui).

Portanto, o candidato deverá ser reintegrado às fases do concurso PF. O relator do processo, desembargador João Batista Moreira, afirmou que não há previsão jurídica que justificasse a exclusão.

Confira:

  • “Por não haver previsão constitucionalmente adequada e instituída por lei, é ilegítima a restrição da participação de candidato em concurso público pelo simples fato de responder a inquérito ou a ação penal”.

Faça parte do grupo de estudos para o concurso para a Polícia Federal no Whatsapp: clique aqui para participar!


Concurso Polícia Federal: principais informações

O concurso PF segue autorizado pelo presidente da República Jair Bolsonaro, e deve ter edital publicado muito em breve. Há fortes expectativas que indicam o mês de outubro como aquele escolhido para anunciar a banca responsável.

Assim, o concurso PF tem a previsão de ofertar duas (2) mil vagas para cargos da carreira policial, sendo divididos da seguinte forma:

  • 300 para Delegado; 
  • 600 para Escrivão; 
  • 1016 para Agente;
  • 84 para Papiloscopista.

Ainda existe a possibilidade de um segundo edital para cargos da área administrativa, com 508 vagas em cargos de nível médio e superior da atividade meio do órgão.

Saiba como começar sua preparação

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Além disso, você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Portanto, clique abaixo e confira:

Resumo concurso PF

  • Situação atual: PREVISTO
  • Banca organizadora: a definir
  • Cargos: Agente, Escrivão, Papiloscopista e Delegado
  • Vagas: 2.000 vagas
  • Salários iniciais: de R$ 12 mil até R$ 23 mil
  • Link do último edital
NOTÍCIAS CONCURSO PF
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.